PAULUS lança Kósmos Noetós | Paulus Editora

Releases

09/11/2015

PAULUS lança Kósmos Noetós

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Kósmos Noetós
Autor: Ivo Assad Ibri
Coleção: Ensaios Filosóficos
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 196
Área de interesse: Filosofia, Comunicação e Ciências Sociais

Obra do conceituado professor Dr. Ivo A. Ibri retoma
e trabalha de forma inédita o pensamento do americano Peirce

A PAULUS Editora lança Kósmos Noetós, livro do professor da PUC/SP Ivo A. Ibri, renomado internacionalmente e referência por seus estudos, trabalhos e livros sobre o americano Charles Sanders Peirce (1839 -1914).

Antecipando questões importantes para os debates filosóficos de hoje, o pensamento de Peirce, cientista multifacetado, lógico e filósofo, foi além do seu tempo. Pensador de uma tríade de ciências ‒ a estética, a ética e a lógica, que estudam os fins últimos que guiam os sentimentos, as ações e o pensamento humano. Também é criador de um pragmatismo de feição muito própria, despido de psicologismos e pensador das grandes questões metafísicas, inclusive cosmológicas, de que sua filosofia não poderia escapar.

Enquanto a reputação filosófica de Charles S. Peirce continua a ascender à proeminência de primeira linha na história da filosofia americana, Kósmos Noétos atinge o âmago do sistema arquitetônico peirciano das categorias fenomenológicas, metafísicas e semióticas que, heuristicamente, caracterizam nosso mundo como “um universo perfundido com signos”.

De acordo com professora da PUC-SP Lúcia Santaella, que comenta a edição, em meio aos estudos sobre a gigantesca e complexa obra de Peirce, este livro de Ivo Ibri é uma joia trabalhada com o poder de condensação (Dichtung) que só a poesia sabe ter. “À maneira de um arco-íris, o autor busca o ponto de partida nas categorias da experiência, nos modos como o mundo aparece; atravessa as questões filosóficas candentes do realismo, da indeterminação ontológica, do continuum e da cosmologia, para, enfim, repousar seus focos de luzes naquilo que o título do livro promete: refletir sobre a inteligibilidade do cosmos”.

Ivo Assad Ibri é professor titular de filosofia da PUC-SP. Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, é mestre em Filosofia pela PUC-SP e doutor em Filosofia pela USP. Realizou o pós-doutorado na Universidade de Indiana (EUA), com foco no fundamento poético da filosofia de Peirce. É coordenador do Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP e editor de Cognitio -Revista de Filosofia e Cognitio -Estudos. Estudioso da obra de Charles Peirce e seu nexo com o idealismo alemão, integra o corpo de consultores do Peirce Edition Project, da Universidade de Indiana, que edita a obra cronológica de Peirce. Visita diversas universidades na Europa e nos Estados Unidos como conferencista convidado e publica inúmeros ensaios sobre a obra de Peirce, no Brasil e no exterior. Foi unanimemente eleito presidente da Charles Sanders Peirce Society dos EUA para o período de 2014-2015.