Coleção Marco Conciliar reflete o Concílio Vaticano II | Paulus Editora

Releases

05/11/2015

Coleção Marco Conciliar reflete o Concílio Vaticano II

Por Imprensa

Ficha Técnica
Títulos: Coleção Marco Conciliar
Orgs: João Décio Passos e Wagner Lopes Sanchez
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia

Livros da coleção trazem estudos e orientações para a Igreja, e esclarecem pontos fundamentais sobre a reforma atual conforme o Concílio Vaticano II

Sob a organização e coordenação editorial de João Décio Passos e Wagner Lopes Sanchez, e em virtude da comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, a PAULUS Editora lança a coleção marco conciliar.

A coleção é composta por 11 livros, entre eles: Vaticano II – 50 anos de ecumenismo na Igreja; Doutrina Social da Igreja e Vaticano II; O Concílio Vaticano II e os pobres; Liturgia no Vaticano II – Novos tempos da celebração cristã;Vaticano II – Novos tempos e novos templos; A religiosidade popular à luz do Concílio Vaticano II; A missão no Vaticano II; Vaticano II e o diálogo inter-religioso; O Vaticano II e a leitura da Bíblia; A música litúrgica no Brasil e Revelação e diálogo intercultural.

O objetivo de cada livro da coleção é revisitar o Concílio Vaticano II por várias entradas e oferecer rápidos balanços sobre questões diversas, abordadas nesses 50 anos de prática e reflexão. Os livros tratam de temas que a Igreja vive na sociedade e no seu dia a dia nas missas e celebrações, e promovem o conhecimento do que o próprio Concílio recomenda para Igreja.

Nessa perspectiva, os primeiros quatro livros da coleção voltam-se para os 50 anos do ecumenismo no catolicismo, para a doutrina social da Igreja, para os pobres e sofredores, e também para a reforma das celebrações cristãs. Sendo assim, os demais títulos publicados posteriormente trazem reflexões sobre o repertório litúrgico, com ênfase na espiritualidade e teologia do espaço sagrado, o atual do quadro da religiosidade popular, a Igreja missionária, a pluralidade religiosa, o estudo exegético da palavra de Deus, a espiritualidade do canto e da música no culto cristão após a reforma litúrgica, e, por fim, o diálogo intercultural.

Dessa forma, cada temática é abordada por três aspectos: a orientação conciliar presente nos textos anunciados pelo grande Sínodo, o desenvolvimento da questão no período pós-conciliar e a análise crítica da mesma. Esse tríplice olhar, de acordo com os organizadores, busca conjugar o desenvolvimento da temática do ponto da reflexão teológica, assim como as suas consequências pastorais e sociais.

Os títulos publicados pretendem participar dessa empreitada com simplicidade, coragem e convicção. Cada autor perfila a procissão dos convictos da importância das decisões conciliares para os nossos dias, em virtude do momento de renovação em que a Igreja se encontra e após o conclave que elegeu o Papa Francisco.