20 de dezembro: 4º Domingo do Advento | Paulus Editora

O Domingo
20 de dezembro: 4º Domingo do Advento

A ALEGRIA DO ENCONTRO

A liturgia, na proximidade do Natal, propõe-nos o episódio da visita de Maria a Isabel, convidando-nos a participar, em certo sentido, deste encontro marcado pela alegria de duas mulheres maravilhosamente grávidas: uma idosa e estéril e a outra virgem.

O encontro nos permite olhar a figura de Isabel, mulher humilde que reconhece não ser digna de receber a visita daquela que trazia no ventre o Salvador. Humildade e fé que nos levam a perguntar: “Como podemos merecer que a mãe do Salvador venha, ainda hoje, nos visitar?”

Maria, nas palavras de Isabel, é a mulher bem-aventurada porque acreditou. Porque acreditou, Maria permitiu que Deus agisse nela e por meio dela enviasse seu Filho ao mundo. E nos perguntamos se nossa fé está sendo, como a de Maria, fé ativa que nos transforma em instrumentos de Deus para que Jesus continue a visitar o mundo com sua paz.

Mas o encontro das duas mulheres é também o encontro de dois filhos ainda no ventre materno. Encontro preparado por Deus, santificado pela presença do Espírito Santo, que traz grande alegria a Isabel; encontro no qual João Batista, mesmo sem voz, anuncia profeticamente a vinda e a presença de Jesus com um pulo de alegria no ventre da mãe.

E o que é este tempo que vivemos, às portas do Natal, senão o tempo para reconhecer a presença de Deus entre nós, revelando-se sobretudo no meio da gente mais simples, numa idosa que se alegra ou numa jovem que parte pelas montanhas no desejo de um encontro?

O Salvador não nasceu em palácio de rei, não veio a nós em cortejo triunfante, mas encarnou-se na pobreza humana, contando com gente simples como Maria de Nazaré. Continuar a missão de Jesus é ajudar a transformar a realidade segundo o plano de Deus, assumindo a fé, a humildade e a simplicidade de Maria e Isabel. Que alegria poder encontrar em cada ser humano o rosto do menino filho de Maria!

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar