22 de novembro: Cristo Rei | Paulus Editora

O Domingo
22 de novembro: Cristo Rei

CONSTRUIR O REINO: NOSSA RESPONSABILIDADE!

“O meu reino não é deste mundo.” Eis uma afirmação de Jesus que, por séculos, levou a práticas de fuga das responsabilidades. Afinal, se o reino de Cristo é para o outro mundo, depois da nossa morte, não há razão para perder tempo com este, dar-lhe algum valor, procurar modificá-lo. Com base nessa interpretação, ainda hoje cristãos e cristãs se fecham em práticas devocionais desligadas da realidade, considerando o que é “deste mundo” como pecado. Nada mais distante das palavras e do ensinamento de Jesus.

O reino de Deus, do qual Cristo é o rei, é um reino onde imperam valores originados no amor, que é o próprio Deus. Ao longo de sua presença no mundo, Jesus anunciou e viveu tais valores. As bem-aventuranças são um manancial de buscas e práticas, de valores que se contrapõem aos impérios sob os quais ainda vivemos hoje.

E o que dizer de Jesus, sob cuja palavra assumimos o serviço ao outro como precondição de nossa vida? Nada mais contraditório ao império do eu, tão buscado na sociedade contemporânea, onde o outro deve ser derrubado para que o eu chegue ao poder.

É quase unânime a ideia de que estamos vivendo uma crise final nesta civilização e caminhando rumo a outro modelo civilizacional a ser construído. Entretanto, até mesmo alguns pensadores não cristãos afimam que a nova civilização tem de vir acompanhada pelos valores cristãos da caridade, do amor, da dedicação, da busca da justiça, na humildade. E caso tais valores não estejam presentes, teremos mais barbárie que civilização. Eis então a imensa responsabilidade dos cristãos e cristãs: buscar fazer que os valores do reino sejam os distintivos da nova civilização, daquela que pode e deve ser a Civilização do Amor.

E aí se incluem os cristãos leigos e leigas que, pelo batismo, são chamados a ser cidadãos, tanto na Igreja como no mundo. Que os cristãos leigos e leigas assumam, cada vez mais, a função de serem a Igreja no coração do mundo e o mundo no coração da Igreja.

Carlos Signorelli


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar