Contexto e importância do Concílio | Paulus Editora

Releases

22/10/2015

Contexto e importância do Concílio

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Fomos a um Concílio – a surpresa do Vaticano II
Autor: José Marins
Coleção: Comunidade e missão
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 102
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia

Livro da PAULUS Fomos a um Concílio – a surpresa do Vaticano II percorre as sessões conciliares, documentos e comparações da Igreja pré e pós-Vaticano II

O novo título da PAULUS, Fomos a um Concílio – a surpresa do Vaticano II foi escrito por José Marins, que esteve presente nessa convocação considerada um “divisor de águas” na história do Cristianismo.

O livro convida o leitor a percorrer as sessões conciliares e os documentos que nasceram do Concílio Vaticano II (1962 -1965), assim como o seu surgimento e as comparações esquemáticas da Igreja pré e pós-Vaticano II.

Como o título evidencia, o papa João XXIII surpreendeu a Igreja e o mundo ao anunciar a convocação de um Concílio Ecumênico, justamente quando a Igreja Católica havia se enveredado por um conservadorismo oficial em seus últimos 150 anos.

Além de traçar o cenário e o contexto da preparação e criação do Concílio, a obra descreve os primeiros trabalhos conciliares, seus discursos, mensagens e as sessões aprovadas. O autor também apresenta um estudo sobre os grandes eixos da teologia conciliar, suas originalidades, gestos, limitações e conclusões.

José Marins, presbítero da arquidiocese de Botucatu (SP), participou pessoalmente do Concílio. Enviado em missão nos últimos 40 anos, ao lado da irmã Teolide Maria Trevisán, visitou numerosas dioceses em várias regiões do mundo, para acompanhar, formar, avaliar e confirmar o povo no trabalho das Comunidades Eclesiais de Base. Juntos publicaram De todas as raças e nações (Paulinas, 2008).