Livro aborda o conceito do deus Pã | Paulus Editora

Releases

15/10/2015

Livro aborda o conceito do deus Pã

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Pã e pesadelo
Autor: James Hillman
Coleção: Amor e Psique
Acabamento: Brochura
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 236
Área de interesse: Psicologia, autoconhecimento

Escrita por James Hillman, obra da PAULUS retoma a visão de Jung sobre o tema, com o anúncio de que os deuses se tornaram nossas enfermidades

A PAULUS acaba de lançar Pã e o Pesadelo, escrito por James Hillman. O livro traz o grande Pã de volta à vida, a partir do famoso dito de Carl Gustav Jung de que os deuses se tornaram nossas enfermidades.

Textos sobre o pânico noturno, a masturbação, o estupro, a ninfolepsia, o instinto e a sincronicidade, além das amantes de Pã – Eco, Sínrix, Selene e as Musas –, mostram o deus bode atuando e brincando nos ímpetos obscuros e paixões criativas de nossas vidas.

Os insights do autor apresentam a figura arquetípica nas profundezas da natureza e a psicologia arquetípica como método de revelação. O livro também inclui uma tradução completa de Efialtes, o magistral tratado mítico-patológico que Wilhelm Heinrich Roscher escreveu no século XIX a respeito de Pã e os demônios da noite. Pã e pesadelo apresenta o estudo mais radical já feito sobre esse deus.

James Hillman (1926 -2011) foi um psicólogo analista norte-americano que se definia como analista junguiano. Radicalizando a psicologia junguiana ou analítica, seu método ficou conhecido como arquetípica. Dirigiu por vários anos o Instituto Carl Gustav Jung, em Zurique. Foi professor convidado nas Universidades de Yale, Harvard, Princeton, Syracuse e Dallas, além de editor (Spring Publications, Inc., Putnam, Connecticut). Dentre suas obras, a PAULUS já publicou O Livro do puer – Ensaios sobre o arquétipo do Puer Aeternus (1999) e Uma busca interior em psicologia e religião (1998).