Livro enfoca a história do Reino do Norte de Israel | Paulus Editora

Releases

01/10/2015

Livro enfoca a história do Reino do Norte de Israel

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O Reino esquecido – Arqueologia e História de Israel Norte
Autor: Israel Finkelstein
Coleção: Nova Coleção Bíblica
Acabamento: Brochura
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 232
Área de interesse: Bíblico

O reino esquecido – arqueologia e história de Israel Norte reúne 30 anos de trabalho de campo em sítios relacionados nesta região, além de abrir a porta para temas que orientarão o futuro da pesquisa bíblica

Lançamento da PAULUS Editora, o livro O Reino esquecido – arqueologia e história de Israel Norte, escrito por Israel Finkelstein, é uma produção bíblico-arqueológica que analisa a história dos povos da Bíblia a partir de Israel do Norte, o reino que foi ocultado e desconsiderado pelos redatores jerosolimitas e como tal tem sido lido pelo mundo acadêmico. É uma obra que reúne 30 anos de pesquisas e escavações e que aponta para uma nova compreensão da história e da arqueologia do antigo Israel.

O autor enfoca a história desta região, especialmente em sua fase formativa. A narrativa utilizada na obra é baseada na arqueologia e faz uso da pesquisa de campo mais atualizada, somada ainda, ao que já se conhece dos textos do Antigo Oriente Próximo e bíblicos. Sua investigação concentra-se entre o ano de 1000 a 850 a. C, na ascensão do governo territorial nas terras altas de Israel, com aparatos e instituições burocráticas. Também será dada uma ênfase especial ao impacto do desenvolvimento histórico do ambiente e aos processos de longa duração que ditaram a história do Norte no término do segundo e início do primeiro milênio a.C.

Experiente no assunto, Israel Finkelstein coordena escavações desde a década de 1990, sobretudo na localidade de Meguido, no sítio arqueológico conhecido como Esse Tel. O auxílio de várias ciências, como a física, biologia e a matemática, possibilitaram uma revolução e avanço no sistema de datações, sobretudo com a introdução do uso do radiocarbono na análise de amostras. Há 25 anos se utilizava como referência a cronologia egípcia e assíria, mas hoje se estabelece a datação a partir da análise de amostras em laboratório, pelo processo de radiocarbono.

Israel Finkelstein é professor de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv. Ele conduziu diversos projetos de campo, incluindo escavações das bíblicas Silo e Meguido. É autor de vários livros, especialmente The Archaeology of the Israelite Settlement (Israel Exploration Society) e Living on the Fringe (Sheffield Academic Press), e coautor, com Neil A. Silberman, do The Bible Unearthed e David and Solomon (ambos da Free Press); foi premiado com o prestigiado Dan David Prize, na dimensão Past.