Inteligência artificial, biotecnologia e nova ética | Paulus Editora

Releases

03/07/2015

Inteligência artificial, biotecnologia e nova ética

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O cérebro e o robô – inteligência artificial, biotecnologia e a nova ética
Autor: João de Fernandes Teixeira
Coleção: Ethos
Acabamento: Brochura
Páginas: 160
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Área de interesse: Inteligência artificial, filosofia e ciências humanas

PAULUS apresenta o livro O cérebro e o robô – inteligência artificial, biotecnologia e a nova ética, de João de Fernandes Teixeira.

Lançamento da PAULUS Editora, O cérebro e o robô é um longo ensaio que procura refletir sobre um dos problemas que se tornaram cruciais no início do século XXI: a relação do homem com a tecnologia.

O autor nos lembra de que as novas hipertecnologias, como a inteligência artificial, a nanotecnologia e a biotecnologia, prometem ajudar na superação de vários problemas que podem comprometer a sobrevivência da espécie humana nas próximas décadas, como o aquecimento global, as novas doenças que se originam do aumento da longevidade e a qualidade da alimentação em um planeta superpovoado.

A situação, porém se torna controversa, porque ao mesmo tempo aquilo que tenta nos salvar pode também nos aniquilar. Isso porque a instalação dessas hipertecnologias envolve riscos sobre os quais não temos controle, lembra o autor. Dessa forma, várias encruzilhadas se colocam à nossa frente e algumas até representam becos sem saída.

De acordo com o autor, o sonho da replicação humana será atingido nas próximas décadas pela inteligência artificial, que unida à biotecnologia produzirá seres artificiais conscientes, mesmo sem poder compreender ainda a natureza da consciência humana. Robôs associados a cérebros humanos abrirão caminho para a inteligência artificial biológica, um novo programa de pesquisa para o qual convergem a robótica e a neurociência. “Esta existência trará modificações profundas na antropologia e na filosofia, especialmente na discussão de questões éticas que se tornaram o problema mais urgente do que a ameaça de uma guerra nuclear ou do aquecimento global”, lembra João de Fernandes Teixeira.

João de Fernandes Teixeira é um dos pioneiros da filosofia da mente no Brasil. Bacharel em Filosofia pela USP e mestre em Filosofia da ciência pela UNICAMP, é também PhD pela University of Essex, na Inglaterra. Fez pós-doutorado em filosofia da mente nos Estados unidos, sob orientação de Daniel Dennett. É pesquisador do CNPq e professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Publicou 13 livros na área de filosofia da mente e ciência cognitiva, sendo três deles pela PAULUS Editora: Como ler a Filosofia da Mente; Inteligência artificial e Filosofia do Cérebro.