Bíblia e a arqueologia na história de Israel | Paulus Editora

Releases

03/07/2015

Bíblia e a arqueologia na história de Israel

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A Bíblia, a arqueologia e a história de Israel e Judá
Autor: José Ademar Kaefer
Coleção: Nova Coleção Bíblica
Acabamento: Brochura
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 112
Área de interesse: Bíblica

Livro da PAULUS Editora enfoca instrumentos que auxiliam na compreensão da história de Israel e Judá

A PAULUS lança o livro:  A Bíblia, a arqueologia e a história de Israel e Judá, de José Ademar Kaefer. A obra propõe iniciar uma história que desenterra a memória de Israel Norte e segue a partir deste ponto de vista. O tema ganha importância na medida em que a arqueologia e as pesquisas bíblicas tem mudado a compreensão dos fatos nas últimas décadas.

Atualmente, anuncia o autor, é mais apropriado pensar Israel e sua história como única grande entidade nacional, sob um único governo, mas como duas entidades distintas: Israel do Norte e Judá. O marco é 722 a.C., quando a Assíria invadiu a capital Samaria. Só então Judá se tornaria independente do domínio do norte e a partir daí seu desenvolvimento e a escrita de sua própria história, incorporando e assumindo as tradições do norte como suas.

Sobre a interação entre arqueologia e os textos sagrados, o autor revela que a Bíblia vê e narra a realidade com a preocupação de mostrar a ação de Deus na história, coisa que a arqueologia não tem como escavar. Sua função é a de fazer a leitura preliminar da sociedade, da maneira mais neutra possível. A partir dessa leitura inicial, os exegetas devem então adentrar o texto bíblico.

José Ademar Kaefer também alerta que devemos ter em mente que ninguém tem a última palavra quando se trata de pesquisa e interpretação bíblica. “A pesquisa bíblica é assim: mexe conosco porque somos pessoas de fé, idealistas que sonham com um mundo mais fraterno e justo, e que têm a Bíblia como uma das grandes referências”.

José Ademar Kaefer, Svd, é doutor em Sagradas Escrituras pela Universidade de Münster, Alemanha. Também é professor titular de Antigo Testamento do programa de Mestrado e Doutorado de Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); professor das faculdades Claretianas e coordenador do grupo de pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente Próximo (www.metodista.br/arqueologia). Autor dos livros Um Pueblo Libre y sin Reyes e Arqueologia das terras da Bíblia. Também participou da tradução e comentário da Nova Bíblia Pastoral da PAULUS Editora.