Obra enfoca pensadores da era medieval | Paulus Editora

Releases

02/06/2015

Obra enfoca pensadores da era medieval

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Abelardo e Heloísa
Autor: José Carlos Estevão
Coleção: Filosofia Medieval
Acabamento: Brochura
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 164
Área de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Abelardo e Heloísa é o novo título da PAULUS

A obra Aberlado e Heloísa, de autoria de José Carlos Estêvão, narra a história de duas grandes personalidades que viveram no século XII. Foram contemporâneos das primeiras escolas filosóficas parisienses, que, mais tarde, deram origem às universidades.

Para o autor, José Carlos Estêvão, em geral, a vida dos filósofos não tem grande interesse filosófico. Mas, segundo ele, é diferente quando o próprio filósofo escreve sobre a sua vida. Foi o que fez Pedro Abelardo, filósofo medieval que trouxe por meio de seus escritos autobiográficos, grandes contribuições para o campo da Filosofia. Em uma de suas cartas, chamada Histórias das minhas calamidades, (escrita para um amigo) Abelardo narra seu percurso existencial e teórico.

A obra faz parte da coleção Filosofia Medieval, e divide-se em oito capítulos. Nessa caminhada, o leitor acompanhará uma história formidável dos pensamentos de duas grandes personalidades, onde por meio de suas vivências, revelam as principais posições sobre a lógica, e revelam como se dá o conhecimento humano e a construção da ética.

Segundo o autor, Abelardo dedicou-se à lógica. Também foi o primeiro autor medieval a tratar de questões universais. Tais percursos pelos tratados de lógica de Abelardo, por sua teologia e por sua ética, esclarece a amorosa disputa intelectual com Heloísa e, ao mesmo tempo, ela dá vida às exposições extremamente técnicas desses trabalhos.

José Carlos Estêvão é professor de História da Filosofia Medieval do Departamento de Filosofia da USP. É membro do Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo.