Obra da PAULUS apresenta debate sobre título mariológico | Paulus Editora

Releases

08/05/2015

Obra da PAULUS apresenta debate sobre título mariológico

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Maria corredentora
Autor: Hendro Munsterman
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 120

Autor questiona o título de corredentora e apresenta grande contribuição para a teologia mariológica contemporânea.

O livro intitulado Maria corredentora? de autoria de Hendro Munsterman, faz parte da Coleção Teologia Sistemática, e busca questionar de maneira peculiar se o título de corredentora pode realmente descrever a função de Maria na história da salvação. Para responder essa e outras questões da mariologia, Hendro Munsterman começa por um estudo da mariologia do Concílio Vaticano II e suas diversas recepções e interpretações.

Ao longo tempos, a tradição cristã atribui à mãe de Jesus muitos títulos: Maria, a mãe do senhor, Rainha do céu, imagem da mulher, imagem do crente (mulher e homem). Maria é parte integrante da fé cristã e ocupa lugar importante na doutrina católica e na espiritualidade dos fiéis, expressada diretamente nos dogmas, nos tratados teológicos, nos textos do magistério e nas orações, ritos e rituais. Traduzidos em numerosos títulos mariológicos, muitos expressam uma ligação local ou regional com Maria. Dentre eles, o título de corredentora.

Nesse sentido, para elucidar o conteúdo da obra em primeira instância, o autor propõe a seguinte questão: “que significado se dá ao título mariano de corredentora, e que interesse há em utilizar ou não esse termo na teologia católica? Como falar da mãe de Jesus, depois do Concílio Vaticano II? Em resposta, o autor descreve a atual paisagem mariológica, e investiga os significados que foram dados a esse título. Por último, examina onde e como esse título cria dificuldades.

Antes de adentrar aos estudos mariológicos, o autor coloca em evidência sua posição sobre o tema proposto, no qual, segundo ele, a mariologia está fortemente ligada à cristologia e à eclesiologia, ou seja, Maria é igualmente a mãe de Jesus e membro protótipo da Igreja. Maria não pode ser separada de seu Filho, muito menos da comunidade dos cristãos.

A perspectiva do trabalho é da teologia sistemática. Onde Hendro irá definir teologicamente qual é o papel de Maria na fé dos cristãos e da Igreja católica. A teologia procura aprofundar a espiritualidade da Igreja, pois segundo o idealizador, uma Igreja que não se deu conta de seus fundamentos não pode perdurar. Nesse sentido, mais do que estudar o título de corredentora, o trabalho apresentado deseja explorar os fundamentos da espiritualidade mariana. A obra é fruto de um projeto de pesquisa universitária da Faculdade de Teologia Católica de Estraburgo (Universidade Marc-bloch).

Dessa forma, o leitor terá acesso à pesquisa do autor sobre as escolhas mariológicas do Concílio Vaticano II, os dogmas marianos, nascimento, desenvolvimento e interpretação do título, Maria e a peregrinação da fé e por fim, aos dez argumentos contra o uso do título e um breve debate para conclusão.

Hendro Munsterman nasceu em 1972. Após os estudos de teologia católica nos Países Baixos (Amsterdã, Utrech) e em Estrasburgo, trabalhou no ensino religioso nos Países Baixos e na Suíça, assim como na pastoral da Igreja católica de Bale (Suíça). A partir de 2003, passou a ensinar teologia sistemática no Centro Teológico de Meylan, onde é também seu diretor.