Obra da PAULUS resgata a importância da autoestima na educação | Paulus Editora

Releases

17/04/2015

Obra da PAULUS resgata a importância da autoestima na educação

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Autoestima, um passaporte para a vida
Autor: Germain Duclos
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 192

Livro apresenta a autoestima como portadora dos principais fatores do desenvolvimento humano e elemento fundamental para o bem-estar psicológico de crianças, jovens e adolescentes.

Como entender a autoestima e os problemas psicológicos que assombram o universo de muitas crianças? A obra Autoestima, um passaporte para a vida, de autoria de Germain Duclos, busca responder essas e outras questões no intuito de conduzir pais e educadores nessa tarefa árdua que é cuidar da educação, da saúde mental e do bem-estar físico dos pequenos, a fim de conduzi-los no caminho da autonomia e da esperança no futuro.

A obra destina-se a todos os adultos responsáveis pela educação de crianças, que buscam adquirir atitudes educativas, assim como meios necessários para administrar as mais diversas situações que surgem no processo de aprendizagem e formação psicológica. Sendo assim, o livro aborda o estado dos conhecimentos atuais, teóricos e práticos, relativos ao desenvolvimento das crianças.

No primeiro capítulo, o autor fala da autoestima em geral e fornece uma definição desse conceito, descrevendo o desenvolvimento da autoestima e suas principais características. O segundo estuda o componente fundamental nesse conceito que é o sentimento de segurança e de confiança. O terceiro discorre sobre o autoconhecimento; o quarto sobre o sentido de pertencimento a um grupo e o quinto, sobre o sentimento de competência. E por fim o sexto capítulo trata do sentimento de competência paterna.

Para o autor, poucos compreendem o verdadeiro significado da autoestima. Para ele, o significado não está ligado apenas à aparência, resultados, reputação, popularização ou valorização pessoal, tópicos que exaltam os valores ligados ao “ ter”, em vez de ligados ao “ser”; autoestima verdadeira está além dessa definição.

A obra ensina que para “tocar” a felicidade, é preciso se estimar. É preciso abraçar a de forma aceitável a avaliação que a pessoa tem de si mesma. Ele lembra que a autoestima ajuda a prevenir todo tipo de problema de comportamento ou de aprendizagem e que ela é uma defesa contra a depressão.

Germain Duclos é psicoeducador, ortopedagogo, renomado conferencista e trabalha com crianças e famílias há mais de 25 anos. É autor de vários livros acerca do desenvolvimento de crianças, autoestima infantil e ambiente escolar.