Obra da PAULUS aborda a questão do pecado original em uma ótica trinitária | Paulus Editora

Releases

04/03/2015

Obra da PAULUS aborda a questão do pecado original em uma ótica trinitária

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Pecado original… ou graça do perdão?
Autora: Barbara Andrade
Acabamento: Brochura
Formato: 13 x 21 cm
Páginas: 244

As primeiras lições que se aprende na catequese são sobre o pecado original associado às personagens de Adão e Eva. Não é de se estranhar que, mesmo com uma fé mais madura, o conceito de pecado original aprendido no catecismo acompanhe o cristão.

Mas a questão do pecado original está muito além do que se aprendeu no catecismo. Há uma infinidade de obras que tratam dessa questão. O livro da PAULUS Editora, Pecado original… ou graça do perdão?, de Barbara Andrade, apresenta um enfoque que leva o leitor a refletir sobre o pecado original numa perspectiva de afirmação da fé.

O livro está dividido em seis capítulos. No primeiro a autora faz algumas reflexões que introduzem o leitor a compreender o que será tratado nos capítulos subsequentes. O segundo aborda a experiência da graça; o seguinte reflete sobre o perdão e conversão no encontro com Deus. No quarto a autora aborda santo Agostinho como objeto de estudo. O quinto é um contraponto. A autora interroga se é possível a doutrina do pecado original ser dogma e incompreensível ao mesmo tempo. E para terminar a reflexão o leitor se debruçará sobre a experiência do perdão.

Aparentemente, pecado original e fé são questões antagônicas. A riqueza nessa obra é exatamente a conjugação entre os dois temas. Como e sob quais pressupostos pode-se encontrar este sentido é algo que deve ser investigado nas reflexões propostas pela autora.

Pode-se observar, pela vasta bibliografia que a autora consultou, que tratar de um tema como esse não é fácil porque exige percorrer por vários assuntos da teologia, até por aqueles que parecem não ter nada em comum com a questão do pecado original. A escatologia, por exemplo, é um deles.

Barbara Andrade estudou Filosofia em Heidelberg, Filosofia e Literatura em Nova Iorque e Teologia no México. Doutorou-se em Teologia Sistemática na Philosophisch-Teologische Hochschule Sankt Georgen, de Frankfurt.