22 de março: 5º Domingo da Quaresma | Paulus Editora

O Domingo
22 de março: 5º Domingo da Quaresma

QUEREMOS VER JESUS

Por ocasião da festa da Páscoa, multidões iam a Jerusalém. Os gregos que se aproximaram de Filipe estavam entre elas. Ao saber que os gregos queriam ver Jesus, Filipe fala com André e os dois vão falar com ele.

A resposta de Jesus, à primeira vista, pode nem parecer uma resposta, pode até soar como palavras que não fizeram caso do pedido dos gregos. É importante, então, saber que o verbo “ver”, no Evangelho de João, é mais do que “ver”. Ver é entrar em contato, relacionar-se, conhecer. E a quem deseja vê-lo, Jesus se dá a conhecer, deixando aos discípulos a tarefa de testemunhar aos outros seu próprio ser e agir.

Jesus se dá a conhecer como grão de trigo que cai na terra e produz fruto. Ele é o Filho de Deus, que vem realizar a missão confiada pelo Pai. Filho que sente a angústia da “hora” que se aproxima, a hora da morte que é a exaltação na cruz. Filho em quem o amor e a fidelidade, porém, foram maiores que a angústia.

Toda a missão de Jesus é a expressão da vida humana que se doa pelos outros. E não existe outro modo de seguir o Mestre, senão seguindo o caminho dele, a trajetória do grão de trigo.

Jesus não responde diretamente aos gregos, mas a Filipe e André. Sabendo que sua hora estava próxima, deixa aos discípulos a missão de transmitir, aos gregos e a todos, com ações mais que com palavras, quem ele é e qual é o seu caminho. Missão que cada um de nós recebe quando se torna seguidor: testemunhar ao mundo que o encontro com Jesus deu sentido pleno à nossa vida e como relacionar-se com o Mestre já transformou e continua transformando a vida das pessoas, verdadeiros grãos caídos na terra.

Diante da missão a nós confiada de ajudar as pessoas a “ver” Jesus, a encontrar-se com ele, é fundamental não nos apegar à própria vida, é fundamental doar-nos, sobretudo ao serviço dos mais necessitados. Pois doar-se pela vida do mundo é, de algum modo, participar da glória do Pai. A mesma glória do Filho, que morre para nos abrir o caminho da vida que não tem fim.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar