Presença no Corpo é o novo livro da PAULUS | Paulus Editora

Releases

02/01/2015

Presença no Corpo é o novo livro da PAULUS

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Presença no Corpo – Eutonia e psicologia analítica
Autor: Marcel Gaumond
Coleção: Amor e Psique
Acabamento: Brochura
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 244

 

Obra enfoca eutonia e psicologia analítica

Neste novo título da PAULUS o conceito de eutonia, criado pela alemã Gerda Alexander (1908-1994), se apresenta como uma via excepcional aos que desejam reatar com as raízes profundas de seu ser. Dessa forma, enfoca um parentesco evidente entre a eutonia e a psicologia analítica: ambas propõem o mesmo retorno às fontes, com vistas na consciência de si e na individuação.

A eutonia pode ser definida como uma prática corporal. A palavra eutonia significa tensão em equilíbrio; tônus harmonioso (do grego eu: bom, harmonioso e do latim tônus: tensão). Seu trabalho consiste no uso da atenção às sensações promovendo a ampliação da percepção e da consciência corporal. Um processo em que o aluno acessa a sabedoria que é própria do corpo usando-a a seu favor.

De acordo com o autor da obra, Marcel Gaumond, o caminho que Gerda Alexander propõe com a eutonia é um caminho que leva a esse estado de estar desperto à dupla realidade, corpo e ambiente externo. Mais que um método, no sentido comum da palavra, a eutonia consiste em uma nova atitude perante os seres e a vida.

A Coleção Amor e Psique demonstra que o homem, na busca de sua alma e sentido da vida, descobriu novos caminhos que o levam para a sua interioridade. Ou seja, o seu próprio espaço interior torna-se um lugar novo de experiência. Os viajantes desses caminhos revelam que somente o amor é capaz de gerar a alma, mas que também o amor precisa de uma alma. Dessa forma, em vez de se buscar causas, explicações psicopatológicas para feridas e sofrimentos é preciso, em primeiro lugar, amar a alma assim como ela é.

Marcel Gaumond é um analista formado no Intituto C.G. Jung de Zurique em 1977 e atua em Quebec, Canadá. Em 1973, durante sua formação de analista, teve contato com Gerda Alexander em um de seus famosos seminários em Talloires, na França. Desse encontro e de seu futuro encontro com a eutonista Ursula Stuber, nasceram workshops que Marcelo e Ursula criaram juntos, unindo o trabalho de psicologia analítica de Jung e eutonia.