Irineu de Lyon – Demonstração da pregação apostólica | Paulus Editora

Releases

10/12/2014

Irineu de Lyon – Demonstração da pregação apostólica

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Irineu de Lyon – Demonstração da pregação apostólica
Autor: Santo Irineu
Coleção: Patrística
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 152
Área de interesse: Teologia

Considerado o “primogênito” dos catecismos, livro da PAULUS é
um valioso registro sobre o primeiro teólogo sistemático da Igreja

A PAULUS Editora apresenta a obra Irineu de Lyon – Demonstração da pregação apostólica, da Coleção Patrística. O novo volume busca preencher o vazio existente em língua portuguesa sobre a necessidade de voltar e entender as fontes do cristianismo.

O catecismo de Santo Irineu data do século II e a demonstração da sua pregação apostólica o coloca como o primogênito dos nossos catecismos. Dessa forma sua obra – que estava desaparecida e se revelou ao mundo moderno há pouco mais de um século –, é considerada muito valiosa, pois trata-se então do primeiro teólogo sistemático da Igreja.

Em sua demonstração da pregação apostólica, Santo Irineu faz um resumo da sua teologia e nada se diz além do que se encontra na obra Contra as heresias, volume 4 da Coleção Patrística, da PAULUS Editora, que a precede. Nela Irineu pretendeu literalmente, demostrar a verdade do Evangelho por meio de profecias do Antigo Testamento que foram cumpridas por Jesus Cristo, o Verbo encarnado.

Tendo como pano de fundo a obra Contra as heresias, o novo livro Demonstração da pregação apostólica, é a refutação do gnosticismo, que surge no texto de forma implícita. Com o caráter apologético, a obra não é um catecismo para iniciantes na fé, mas sim um “catecismo superior”, que tem o objetivo de edificar os cristãos e dar-lhes a fundamentação racional e escriturística da fé cristã.

O livro tem a tradução, introdução e as notas de Ari Luis do Vale Ribeiro. Cada obra da Coleção Patrística traz uma introdução breve, com dados biográficos do autor e comentários sucintos dos aspectos literários e do conteúdo da obra, características suficientes para uma boa compreensão do texto. O objetivo é possibilitar ao leitor o contato direto com os textos dos “Pais e Mães da Igreja”.

Pe. Ari Luis do Vale Ribeiro é bacharel em Filosofia, Doutor em Teologia e Doutorando em História da Igreja. Também é pároco da Paróquia S. Galvão, no Jabaquara em São Paulo (SP), coordenador da Catequese da Diocese de Santo Amaro, membro da Eq. Regional do Ensino Religioso (Regional S – 1 da CNBB) e foi auditor do Sínodo da Palavra (2008) e do Sínodo da Nova Evangelização (2012).