Celso Antunes ensina como utilizar livros didáticos e paradidáticos em sala de aula | Paulus Editora

Releases

25/04/2012

Celso Antunes ensina como utilizar livros didáticos e paradidáticos em sala de aula

Por adm

Título: O uso inteligente dos livros didáticos e paradidáticos (vol. 1)
Autor: Celso Antunes
Coleção: Didática
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 72
Área de interesse: Educação

A didática é a arte de ensinar. Especificamente, é a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos orientadores da atividade educativa a fim de torná-la mais eficiente. Com o objetivo de contribuir com esse ofício, a PAULUS (www.paulus.com.br) lança O uso inteligente dos livros didáticos e paradidáticos (vol. 1), primeiro volume da coleção Didática.

A obra é de Celso Antunes, que já escreveu mais de 180 títulos do gênero e mais de 80 sobre temas educacionais, e traz inúmeras reflexões, dicas e ferramentas para o emprego mais coerente e eficiente do material em questão.

O autor fala, entre vários aspectos, da importância dos livros didáticos e paradidáticos, mas alerta, principalmente, para a necessidade de os docentes estarem preparados para utilizá-los. “Sempre acreditamos que a boa escolha é necessária. Nunca o tempo gasto para exame atento das muitas publicações didáticas recebidas é tempo perdido. Trocar o livro ao se perceber sua inadequação é essencial, conhecer o aluno e escolher textos que a ele mais de perto falam é imprescindível, mas seguramente todo esse tempo gasto e todo esse esforço tornam-se inúteis se falta ao professor sólidos conhecimentos sobre o bom uso do material didático que acolhe”, afirma.

Em vez de capítulos, a obra é dividida em propostas. Além disso, tem linguagem simples e traz onze ideias que proporcionam ao leitor visão ampla e crítica a respeito do assunto. Em “A Diversidade no Formato da Aula”, última proposta apresentada, Antunes critica o fato de muitos professores brasileiros, ainda nos dias de hoje, acreditarem na “aula expositiva” (processo de comunicação oral, anterior à descoberta da escrita e da invenção da imprensa) como a única maneira de produzir aprendizagem em classe.

“Fazer essa crítica, pois, à aula expositiva não revela atitude de descaso, mas antes um apelo, para que se perceba que as coisas mudaram e que o professor de hoje seja menos um simples expositor e mais, muito mais, um animador que desafie seus alunos, que os incite à pesquisa, que possa desequilibrá-los em suas certezas, para levá-los à procura, à busca, à reconstituição do equilíbrio desestabilizado”, ressalta.

O uso inteligente dos livros didáticos e paradidáticos (vol. 1) inaugura a série Didática, cujo intuito é servir de apoio aos professores, coordenadores escolares e a todos os interessados na arte de ensinar. Assim, a coleção contribui para que a escola usufrua o máximo possível das publicações didáticas e paradidáticas como instrumentos de ampliação e alargamento da visão cultural do aluno, oferecendo um sistema de ensino humanizador.

Celso Antunes é especialista em inteligências e cognição, membro fundador do Todos pela Educação (SP), consultor e participante do grupo Embajadores de La Educación. Foi professor de todas as séries e níveis de escolaridade, participou de inúmeros projetos públicos e privados sobre desafios educacionais, foi diretor de grandes colégios particulares de São Paulo, professor de cursos de pós-graduação e diretor acadêmico de instituições de Ensino Superior. Autor de mais de 180 livros didáticos e paradidáticos, escreveu mais de 80 obras sobre temas educacionais, editadas pelas mais importantes editoras brasileiras e traduzidas em diferentes países da América Latina, América do Norte e Europa. Escreve periodicamente para as maiores revistas educacionais do país e do exterior, faz palestras em todos os Estados brasileiros e em inúmeros países.