Em versos, livro apresenta as onças-pintadas e fala sobre a importância da preservação da espécie | Paulus Editora

Releases

20/04/2012

Em versos, livro apresenta as onças-pintadas e fala sobre a importância da preservação da espécie

Por adm

Título: Ronca e Cocada, as onças-pintadas
Autora: Shirley Souza
Ilustrações: Edu Cardoso
Coleção: Bicho De Todo Canto
Acabamento: Grampeado
Formato: 20,8 cm x 25,8 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: Língua Portuguesa, Ciências, Artes e Geografia

Respeitar os animais é dever de todo cidadão. Porém, inúmeros deles sofrem com as ameaças do homem por conta da caça predatória ou pelas mudanças causadas em seu habitat natural. A onça-pintada, maior felino do continente americano, é um exemplo.

Conscientizar as crianças a respeito da situação atual deste bicho incrível utilizando lindos versos e ilustrações é a proposta de Ronca e Cocada, as onças-pintadas, da PAULUS (www.paulus.com.br). Por meio de temas sérios e complexos, como o perigo da extinção e o tráfico de animais, a autora, Shirley Souza, permitiu os filhotes Ronca e Cocada contarem a sua própria história.

“Por que dois filhotes? Porque dificilmente a onça-pintada tem um filhote por vez. E deixá-los falar é uma maneira de aproximar o livro do leitor. Imaginá-los conversando com as crianças me ajudou a fazer um texto leve, com ritmo de travessura”, explica.

O Ronca é irmão da Cocada, uma onça bastante palpiteira. De forma divertida, eles contam aos pequenos sobre suas brincadeiras, desafios e dificuldades. Uma delas é ficar sempre atento ao “bicho-homem”, que, segundo Ronca, mata mais do que come.

“Eu achava isso besteira,
porque somos muito fortes.
E pra escapar de uma onça
precisa ter muita sorte.”

Além dos versos divertidos, o leitor encontrará algumas informações e curiosidades relacionadas à espécie, como as suas pintas, as quais assemelham-se às nossas digitais, diferenciando uma onça da outra, seu peso (ela pode chegar a 100 quilos quando adulta), seus territórios, seus hábitos, entre outras.

“Espero que as crianças se divirtam com o Ronca e a Cocada e percebam o seu papel na sociedade, sentindo-se responsáveis pela defesa do meio ambiente e das espécies ameaçadas. Cada um de nós precisa fazer a sua parte, por isso acho que esses filhotes mostram a necessidade de proteger o planeta desde cedo”, conclui a autora.

Ronca e Cocada, as onças-pintadas pertence à nova coleção Bicho De Todo Canto, cujo objetivo é falar sobre animais encontrados em toda parte do mundo, silvestres ou aqueles bem próximos de nós. A série prima pelo texto leve e gostoso de ler, mas também capaz de informar e conscientizar.

Shirley Souza já escreveu mais de 25 livros para crianças e jovens, mas este é o primeiro feito em versos. Em 2008, ganhou dois prêmios importantes: o Jabuti, aqui no Brasil, e o Prêmio Jóvenes del Mercosur, na Argentina – ambos por títulos escritos para adolescentes.

Edu Cardoso nasceu em 1981, na cidade de Avaré, interior de São Paulo. Desde criança, tem duas paixões: as artes plásticas e as histórias de assombração. Uniu as duas em sua vida profissional: aprendeu a pintar e a desenhar sozinho. Sua inspiração vem do artesanato popular, de personagens conhecidos do folclore brasileiro, de paisagens bucólicas, de histórias e lendas do nosso povo.