Obra reúne artigos sobre o pensamento e a trajetória do padre José Comblin | Paulus Editora

Releases

27/03/2012

Obra reúne artigos sobre o pensamento e a trajetória do padre José Comblin

Por adm

Título: Novos desafios para o cristianismo – A contribuição de José Comblin
Autor: Eduardo Hoornaert (org.)
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 176
Área de interesse: Teologia

Passado um ano de sua morte, José Comblin continua sendo lembrado pela sua grande dedicação no campo da teologia. Admirado pela figura e trajetória deste sacerdote, o historiador Eduardo Hoornaert organizou um livro cujo objetivo é responder a duas importantes questões: “O que José Comblin tem a nos dizer?” e “Quais desafios ele nos aponta?”.
“Depois da sua morte, no dia 27 de março do ano passado, senti que não se podia deixar cair no esquecimento o pensamento e a ação desse teólogo, um dos maiores que atuaram na América Latina nos últimos 50 anos”, afirma o autor de Novos desafios para o cristianismo – A contribuição de José Comblin, lançamento da PAULUS.

A obra não tem como meta resgatar a sua vida e nem enaltecer a sua pessoa, mas deseja proporcionar às gerações futuras a oportunidade de conhecer o seu pensamento. “Ele é importante não apenas para a teologia ou a religião católica, mas para a vida humana em geral. Pois, além de teólogo, era um sábio. Seu pensamento vai para além das instituições religiosas”, ressalta Hoornaert.

Composto por oito capítulos, cada um escrito por uma personalidade diferente, esta coletânea reúne nomes consagrados como o de frei Carlos Mesters, Jung Mo Sung, Marcelo Barros, padre François Houtart, entre outros. Segundo o autor, três critérios foram utilizados para a escolha dos colaboradores e dos temas abordados: pessoas que tinham uma certa proximidade com ele e conheciam sua vida e seu pensamento; dessem como foco a atuação e o pensamento do sacerdote a partir de diversos ângulos; e, por fim, alguns nomes que fossem da nova geração, pela importância de comunicar-se com a geração emergente.

Dessa forma, Hoornaert explica como espera contribuir com os leitores dessa publicação, ressaltando o perfil crítico de Comblin. “Embora sempre atuando na linha da teologia da libertação, nunca perdeu a sua postura crítica, e isso incomodava a muitos. Mas essa dimensão crítica não impediu que ele, até os seus últimos dias, vivesse mergulhado na vida dos pobres do nordeste. Viajou de carro pelo interior da região até três dias antes da morte e morreu como escolheu viver, despojado de tudo. A combinação entre criticidade e comprometimento caracteriza Comblin. Por isso a leitura deste livro contribui para que os leitores adquiram, por sua vez, essas posturas fundamentais na vida”, conclui.

Novos desafios para o cristianismo – A contribuição de José Comblin permitirá ao leitor conhecer e se inspirar no pensamento e na trajetória deste sacerdote, conhecido principalmente pelo comprometimento com os mais pobres. Pela PAULUS, Comblin publicou 23 títulos, além de Vaticano II – 40 anos depois, escrito em parceria com João Batista Libanio, José Maria Vigil e José Oscar Beozzo.

Eduardo Hoornaert é historiador. Colaborou por muitos anos na elaboração de uma história do cristianismo na América Latina e no Caribe e atualmente estuda os primeiros escritos cristãos.