Professor da Universidade de Montreal lança livro sobre o pensamento de Gadamer | Paulus Editora

Releases

13/03/2012

Professor da Universidade de Montreal lança livro sobre o pensamento de Gadamer

Por adm

Título: O pensamento de Gadamer
Autor: Jean Grondin (org.)
Coleção: Philosophica
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 536
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Hans-Georg Gadamer foi um filósofo alemão considerado um dos maiores expoentes da hermenêutica filosófica. Em sua obra-prima, Verdade e Método, texto-base da hermenêutica filosófica e um dos mais duradouros escritos produzidos pela filosofia alemã do pós-guerra, ele inaugura um lugar para a atividade da razão, fora das disciplinas da filosofia clássica e num contexto em que a metafísica foi superada.
Profundo conhecedor de sua trajetória, Jean Grondin, docente na Universidade de Montreal desde 1991, lança, pela PAULUS (www.paulus.com.br), O pensamento de Gadamer. Sua obra congrega, em quatro partes, o percurso acadêmico do filósofo e suas considerações sobre hermenêutica, estética e filosofia.

“O presente manual oferece uma seleção dos principais escritos de Gadamer, que representam o todo da sua obra. Pensamos em resistir à tentação de tomar extratos da obra principal, Verdade e Método, visto chocar-se tal procedimento com o princípio hermenêutico o qual reza que as partes singulares de um escrito só podem ser lidas e compreendidas no contexto global do todo”, explica o autor.

Um ponto bastante destacado por Grondin é o fato de o pensador alemão ter exercido a arte do diálogo em todo o decorrer da sua carreira. “O forte de Gadamer está, portanto, em sua capacidade de ouvir, no diálogo. A partir dessa situação fundamental, ele desenvolveu sua hermenêutica de modo coerente (…). Sua obra principal – sob essas condições só poderia ser uma hermenêutica geral – nasceu pela pressão de seus alunos e parceiros de diálogo que exigiam dele mostras do que asseverava.”

Muito bem elaborado, este volume disponibiliza ainda uma entrevista com o filósofo, realizada pelo próprio autor nos dias 3 e 24 de maio de 1966. O material funciona como “conclusão”, pois, segundo Grondin, na hermenêutica não se pode ter uma conclusão em forma de monólogo.

“(…) No diálogo reproduzido neste livro trata-se de confrontar Gadamer com algumas passagens críticas e com algumas recepções críticas de seu princípio hermenêutico, consequências que devem ser pensadas como provenientes de sua própria história dos efeitos. Tais respostas surgiram fazendo uma retrospectiva de toda sua obra e não querem ser consideradas como a última palavra. Se há algo desse gênero num manual, isso se deve sempre ao próprio leitor”, conclui.

O pensamento de Gadamer é mais um lançamento da renomada coleção Philosophica, conhecida por sua grande contribuição no campo da filosofia. Entre os diversos títulos da série está o recém-lançado A sabedoria grega (I), obra-prima de Giorgio Colli.

Jean Grondin é professor de Filosofia na Universidade de Montreal desde 1991. É especialista no pensamento de Kant, Hans-Georg Gadamer e Martin Heidegger. Sua pesquisa se concentra em hermenêutica, fenomenologia, filosofia clássica alemã e história da metafísica.