Dóris, formiga filósofa disposta a tornar o mundo melhor, encara novos desafios | Paulus Editora

Releases

13/02/2012

Dóris, formiga filósofa disposta a tornar o mundo melhor, encara novos desafios

Por adm

Título: Dóris retorna ao mundo das formigas
Autora: Mônica Guttmann
Ilustrações: Fábio Costa e Mônica Guttmann
Coleção: Descobrindo o Mundo com Dóris
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 60
Áreas de interesse: Artes, Ciências, Língua Portuguesa, História e Geografia

Após uma temporada convivendo diretamente com os humanos, Dóris, formiguinha filósofa e muito esperta, regressa ao mundo das formigas levando de volta seu diário e todas as suas considerações, percepções e sentimentos em relação aos homens e como eles vivem.

Em Dóris retorna ao mundo das formigas, a autora, Mônica Guttmann, narra os desafios encarados por essa criaturinha para colocar em prática as coisas que aprendeu e gostou durante sua experiência com as pessoas, retratada no recém-lançado Dóris e as coisas mais importantes da vida (dos humanos).

“Neste segundo livro, Dóris faz um convite a todos os leitores para que participem ativamente da história, usando a imaginação, refletindo e trazendo ideias, arte e possibilidades bem transformadoras, criativas e práticas para tornar melhor seus próprios mundos”, explica a autora.

Na primeira parte, a personagem faz dois novos amigos: um jardineiro e Elias, uma formiga violinista. Os três seguem para o grande “congresso das formigas”, no qual vários animais estarão presentes para discutirem melhorias para a vida na Terra, e ao jardineiro, cabe a tarefa de representar os homens. Dóris, com base na sua experiência, sugere às formigas contarem histórias para as larvas antes de dormirem e terem acesso à arte, como escultura, música, dança, teatro etc. Além disso, ela descobre dois sentimentos típicos dos humanos: a paixão e o amor.

Já na segunda parte, o leitor tem acesso ao diário da personagem, no qual há passagens importantes como “Os humanos, vistos bem do alto, tornam-se tão pequeninos quanto as formigas! Tudo é uma questão de ponto de vista!” e “Os formigueiros estão a serviço das formigas, já a maioria dos humanos está a serviço de seus desejos de poder e dominação”.

Por fim, na terceira parte, a autora sugere uma série de atividades relacionadas à temática. Desenhar, inventar uma música sobre formigas, elaborar um diário, criar uma peça de teatro e até organizar um minicongresso são alguns exemplos.

Com ilustrações bastante coloridas, os pequenos poderão acompanhar e se divertir com a formiga filósofa em sua nova empreitada. Dóris retorna ao mundo das formigas dá continuidade à série Descobrindo o Mundo com Dóris, cujo objetivo é estimular crianças e adultos a olharem o mundo e a si mesmos de maneira mais profunda e sensível, a partir da expressão reveladora da arte, das reflexões fundamentais da filosofia e da essência da psicologia.

Mônica Guttmann é psicóloga formada pela PUC de São Paulo. Também é arte-educadora, arte-terapeuta e escritora, além de atender como psicoterapeuta e arte-terapeuta de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias. Tem diversos livros infantis publicados e escreve textos, artigos e crônicas em revistas e livros sobre arte-terapia, psicologia e educação.

Fábio Costa nasceu em São Paulo, em 1981. Ele atua como artista há 10 anos em diversas áreas. Cria cenários, luz, figurinos e adereços de cena para teatro; como artista gráfico, cria simulações e animações em 3D para áreas de publicidade, engenharia e entretenimento. Fábio fez diversas ilustrações para várias empresas de publicidade, e “Dóris” é seu primeiro trabalho como ilustrador de livros infantis.