A PRESENÇA NÃO IGNORADA DE DEUS NA OBRA DE VIKTOR FRANKL é tema de nova obra da PAULUS | Paulus Editora

Releases

21/07/2014

A PRESENÇA NÃO IGNORADA DE DEUS NA OBRA DE VIKTOR FRANKL é tema de nova obra da PAULUS

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: A presença não ignorada de Deus na obra de Viktor Frankl
Autor: Thiago Antonio Avellar de Aquino
Coleção: Logoterapia
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Páginas: 95
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Área de interesse: Psicologia e Logoterapia

Lançamento, o livro tem como objetivo identificar as concepções acerca da religião
e da religiosidade nos escritos do psiquiatra austríaco

Para tanto, o autor, Thiago Aquino, analisou as principais obras nas quais Frankl abordou a temática da religião, sobretudo sua tese de doutorado em Filosofia, intitulada “O Deus inconsciente”, na qual ele tratou do inconsciente espiritual e religioso do homem moderno, fincando as bases de sua compreensão sobre a religião.

Viktor Frankl foi um psiquiatra austríaco, fundador da escola da Logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência. Para entender melhor a visão dele acerca da religiosidade, a presente obra foi estruturada em nove capítulos. Nas considerações finais, são destacadas as principais conclusões a respeito de sua perspectiva da religiosidade.

Os apontamentos encontrados em A presença não ignorada de Deus na obra de Viktor Frankl são reflexões e interpretações feitas a partir da leitura do próprio autor, que pretendeu se aproximar do pensamento de Viktor Frankl pelo viés da dimensão religiosa.

Thiago Antonio Avellar de Aquino possui graduação em Psicologia (1995), mestrado (1998) e doutorado em Psicologia Social (2009) pela Universidade Federal da Paraíba, onde atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciências das Religiões e professor credenciado do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões. É membro do GT Psicologia e Religião da ANPEPP, e líder do grupo Nous: Espiritualidade & Sentido (CNPq). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na análise existencial de Viktor Frankl.