Obra propõe a arteterapia como instrumento para o ser humano se conhecer melhor | Paulus Editora

Releases

13/10/2011

Obra propõe a arteterapia como instrumento para o ser humano se conhecer melhor

Por adm

Título: O imaginário da criança dentro de nós – Através da literatura e da arteterapia
Autora: Mônica Guttmann
Coleção: Psicologia e Educação
Acabamento: costurado
Formato: 13 cm x 21 cm
Páginas: 176
Área de interesse: Psicologia

Autora reflete sobre o encontro do indivíduo com sua “criança interior”, que pode possibilitar a compreensão de suas angústias e potencialidades
“Tudo o que percebemos e sentimos quando somos crianças tem uma força determinante na vida de todos nós quando nos tornamos adultos.” É a partir dessa afirmação que a psicóloga e arteterapeuta Mônica Guttmann convida o leitor a conhecer seu trabalho, O imaginário da criança dentro de nós – Através da literatura e da arteterapia.

Publicado pela PAULUS, o livro apresenta profundas meditações acerca de como algumas experiências vividas na infância influenciam em nossa personalidade e anseios quando amadurecemos. A autora explica ser possível conhecer melhor a criança que existe dentro de cada um de nós por meio da literatura e da arteterapia, permitindo, assim, o entendimento de nossas feridas, aptidões, criatividade e também do nosso poder de transformação.
“A arte, como expressão do que o ser humano tem de mais profundo, é talvez uma das mais poderosas e sagradas linguagens. […] É poderosa para o encontro e a expressão da nossa criança interna […]. Pintar, desenhar, modelar, dramatizar, escrever, dançar e colar ajudam a resgatar a essência criativa, amorosa e livre”, explica Mônica.

Para contextualizar sua proposta, a autora apresenta diversos aspectos relacionados ao tema, destacando fatos bastante curiosos. No capítulo“’Criança-problema’ ou criança criativa?”, por exemplo, ela aponta que, muitas vezes, os filhos considerados autênticos e livres são vistos como problemáticos, pois sua energia acaba dando mais trabalho aos pais. Entretanto, Mônica ressalta a importância de a família se preocupar mais com os que aparentam ser muito quietos e reprimidos. “A criança tímida julga-se muito e esconde o que tem de melhor: sua espontaneidade e criatividade”, alerta.

Utilizando linguagem acessível e recursos que prendem a atenção do leitor, como o uso frequente de algumas expressões e trechos do texto em letra maiúscula, a autora também apresenta, ao final do livro, um capítulo destinado a atividades arteterapêuticas, reforçando os conceitos e visões expostos ao longo da obra.

O imaginário da criança dentro de nós – Através da literatura e da arteterapia integra a coleção Psicologia e Educação, que traz excelente conteúdo e associa as duas áreas de estudo. O objetivo é oferecer subsídios para alunos, professores e interessados conhecer e se aprofundar nesses campos.

Mônica Guttmann é psicóloga formada pela PUC de São Paulo desde 1985; é arte-educadora, arteterapeuta, ilustradora e escritora. Como psicoterapeuta e arteterapeuta, atende crianças, adolescentes, adultos e famílias. É professora do curso de formação em arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae e professora convidada em universidades, instituições e espaços culturais do Brasil.