Jesus, enviado do Pai | Paulus Editora

Releases

22/08/2011

Jesus, enviado do Pai

Por adm

Ficha Técnica
Título: Jesus, enviado do Pai
Autor: José Comblin
Coleção: Espiritualidade Bíblica
Acabamento: brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 112
Área de interesse: Bíblica

Compreender a missão do filho de Deus segundo o Evangelho de João é a proposta de livro da Paulus

“Quem é Jesus? O quarto evangelho é essencialmente resposta a essa pergunta. E qual é a resposta de Jesus? Ele não declara seu nome. Dar o seu nome seria definir-se, delimitar-se, manifestar-se como um indivíduo no meio de outros indivíduos. O extraordinário é que Jesus não diz quem ele é; diz donde vem e aonde vai.”
Com essas palavras, José Comblin, sacerdote e teólogo renomado, inicia Jesus, enviado do Pai, da PAULUS, obra que oferece ao leitor profundas meditações acerca do Evangelho de João e da missão de Jesus.

Segundo Comblin, este texto bíblico merece destaque por sua originalidade. “O autor escolheu dentro da tradição de Jesus alguns temas, destacou-os e apresentou-os em todos os seus aspectos e todas as suas relações. De certo modo, podemos dizer que toda a substância do quarto evangelho consta de 15 palavras [Pai, enviar, vir, mundo, fazer, obras, sinais, testemunho, glória, conhecer, discípulos, crer, verdade, amar e vida], e que os discursos de Jesus são feitos de todos os jogos possíveis entre essas 15 palavras”, explica.

O autor do quarto evangelho mostra que a personalidade do filho de Deus manifesta uma unidade incomparável, uma redução radical à simplicidade, ou seja, em qualquer momento ele é sempre o enviado do Pai: “dele venho e foi ele que me enviou” (7,28). Além desses aspectos, Comblin afirma que no texto de João não há distinção entre a descrição de Jesus, da Igreja e dos discípulos. “A cristologia contém tudo; vendo o que é Jesus, vemos também o que é o discípulo e o que é a Igreja”, conclui.

Dividido em seis capítulos, o livro propõe reflexões sobre os inúmeros aspectos de Deus que a vida de Jesus mostrou à humanidade. A partir desses pensamentos, Jesus, enviado do Pai é um instrumento feito para o leitor melhorar a sua definição do verdadeiro Deus, e não da figura inventada pela imaginação ou razão humana.

Pe. José Comblin — um dos grandes teólogos da libertação na América Latina — nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 1923, e chegou ao Brasil em 1958, onde lecionou em São Paulo e Campinas. Durante os anos 1960, atuou em Santiago, Chile; em Recife, no Instituto de Teologia (Iter); e também no Ipla, em Quito, Equador. Em 1972, foi expulso do Brasil e voltou para o Chile. Expulso também de lá pela ditadura, retornou ao Brasil, onde foi anistiado em 1986. Em 1981, protagonizou a fundação do Seminário Rural, em Serra Redonda (PB). Em 1989, fundou a Escola de Formação Missionária em Juazeiro (BA). Faleceu em março de 2011, em Simões Filho (BA). Escreveu mais de 70 livros e mais de 400 artigos. Em seus últimos anos, José Comblin se dedicou à elaboração conclusiva de seus pensamentos sobre o Espírito Santo e o projeto de Jesus, temas priorizados ao longo de sua vida. Pela PAULUS Editora, publicou os livros “Vocação para a liberdade”, “Viver na esperança”, “A oração de Jesus”, “A liberdade cristã”, “Padre Cícero de Juazeiro”, entre outros.