Livro do padre polonês Ksawery Knotz sobre sexo no casamento chega ao Brasil | Paulus Editora

Releases

18/08/2011

Livro do padre polonês Ksawery Knotz sobre sexo no casamento chega ao Brasil

Por adm

Título: O sexo como vocês não conhecem – Para conjugues que amam a Deus
Autor: Ksawery Knotz
Coleção: Família
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 216
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Chamado pela imprensa europeia de  “Kama Sutra Católico”, o título vendeu mais de 5 mil cópias em poucas semanas

Você tiraria suas dúvidas sobre sexo com um padre? Para alguns pode parecer estranho, mas foi a partir das indagações de muitos casais católicos – os quais buscaram o sacerdote polonês Ksawery Knotz para saná-las a respeito do assunto – que nasceu o livro O sexo como vocês não conhecem – Para cônjuges que amam a Deus.

A obra foi publicada originalmente na Polônia sob o título Seks jakiego nie znacie. Dla małżonków kochających Boga e chega ao Brasil prometendo a mesma repercussão que teve na Europa, onde foi chamada de “Kama Sutra Católico”. Em harmonia com a doutrina da Igreja Católica e apoiada pela Igreja Católica da Polônia, seu objetivo é desmistificar algumas questões consideradas tabus para os fiéis e mostrar que, diferentemente do que muitos imaginam, o sexo é bem visto pela Igreja e existe para trazer prazer à união e consolidar o casamento.

“Jesus Cristo aproxima-se dos cônjuges quando estes se abraçam ternamente, se beijam, acariciam, mantém relações sexuais. Também deste modo seus corpos excitados participam no mistério do amor de Deus oculto nos corpos humanos. Durante a entrega ao prazer, Deus está presente entre eles e isto sob o poder do sacramento do matrimônio, que santifica sua relação íntima”, afirma.

Baseado na sua experiência na pastoral com casais, pe. Knotz inicia suas reflexões a partir da ideia de que a vocação ao matrimônio é um dom de Cristo, chamando a atenção para a presença de Deus no dia a dia conjugal por meio dos três altares do lar: o da oração, o da convivência e o da entrega. “Ao cuidar destes três altares, o casal gradualmente descobre o amor do próprio Cristo, que vem até eles e incorpora-se na corporalidade deles”, pontua.

Seguindo essa perspectiva, o sacerdote discorre sobre diversos aspectos relacionados à sexualidade, entre eles a questão das preliminares e do orgasmo, que ganham uma abordagem inovadora neste trabalho. “Quando os cônjuges iniciam as carícias intentando realizar plenamente o ato sexual, cada comportamento (diferentes carícias, posições sexuais) com objetivo de excitar é permitido e agrada a Deus. Durante a relação sexual os cônjuges podem demonstrar mutuamente amor de cada forma, podem se entregar até mesmo às mais refinadas carícias. Podem aplicar estímulos manuais e orais”, esclarece.

O autor acrescenta que não existe fundamentação religiosa que introduza determinações precisas sobre quais gestos e carícias são permitidas e quais não deveriam ter vez durante a relação sexual, e que esses tipos de pensamentos só trazem prejuízo aos casais. “Tentar estabelecer limites para si, para onde se pode mover ao expressar o amor, a arbitrária exclusão de alguns modos de vivenciar o prazer em nada ajuda os cônjuges, e somente freia psicologicamente e sem necessidade, introduzindo na vida sexual dúvidas, medos e angústia moral, sendo que em algumas situações até mesmo frigidez sexual”, alerta.

O sexo como vocês não conhecem – Para cônjuges que amam a Deus pertence à coleção Família e é um excelente guia para ajudar os casais na construção e no aperfeiçoamento dos laços matrimoniais, que na sexualidade encontram sua concretização e especial expressão de amor.

Ksawery Knotz, OFMCap, nascido em 1965, é sacerdote do convento dos Frades Menores Capuchinhos, doutor em Teologia Pastoral, pregador de retiros, assistente espiritual de casais e chefe de redação do portal “Uma chance de encontro” (www.szansasportkania.net).