Obra da Paulus propõe leitura inédita sobre a filosofia de Karl Popper | Paulus Editora

Releases

11/08/2011

Obra da Paulus propõe leitura inédita sobre a filosofia de Karl Popper

Por adm

Título: Da ética à ciência – Uma nova leitura de Karl Popper
Autor: Paulo Eduardo de Oliveira
Coleção: Textos Filosóficos
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 168
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Empenhado em descobrir a profunda unidade existente entre o pensamento epistemológico e as concepções sociais e políticas do filósofo Karl Popper – conhecido mundialmente por seus trabalhos no campo da Filosofia da Ciência –, Paulo Eduardo de Oliveira, professor titular de Filosofia na PUC-PR, lança, pela PAULUS, Da ética à ciência – Uma nova leitura de Karl Popper.
Segundo o autor, a obra tem como objetivo mostrar que a filosofia desse austríaco não pode ser superficialmente compreendida como uma filosofia da ciência aplicada, vez ou outra, às questões políticas e sociais, e não deve também ser tomada como posição teórica sem reflexo na vida das pessoas e, sobretudo, na vida do próprio filósofo. “Para Popper, a filosofia não é eticamente neutra, nem mesmo a filosofia da ciência, cuja vinculação à ética pode parecer pouco provável”, afirma.

No primeiro capítulo, o leitor encontrará profunda reflexão sobre o conceito de racionalismo crítico, cunhado pelo filósofo e utilizado pela primeira vez no texto A sociedade aberta e seus inimigos, de 1945. “No capítulo 24, cujo título é A filosofia oracular e a revolta contra a razão, ele se dedica exaustivamente à explicitação do conceito. Ali se assenta umas das ideias-chave para a compreensão do pensamento de Sir Karl: ao apresentar o que ele mesmo entende por racionalismo crítico, Popper afirma que se trata antes de uma atitude do que de um conceito ou teoria”, explica o autor.

A partir desta e de outras análises, o livro favorece o entendimento das principais ideias do pensador sob nova ótica, superando a leitura tradicional. Não se trata apenas de abordagem inédita, mas sim de uma busca no sentido de compreender o racionalismo crítico na sua acepção mais original, conforme desejou o próprio filósofo.

Entre os vários aspectos tratados, o autor fala da hermenêutica tradicional da filosofia de Popper e da sua base fundante. Além disso, aborda algumas características de sua personalidade e vida, como formação escolar, atuação política etc.  “Compreender a obra de um filósofo é muito mais do que decifrar o significado de suas teses filosóficas (…). A compreensão da obra de Popper não foge desse contexto geral. Além de entender as suas proposições, urge detectar as suas razões pessoais, os seus interesses, para descobrir as decisões que o levaram a assumir as posições pessoais e teóricas escolhidas”, alerta.

Paulo Eduardo de Oliveira destaca ainda o caráter pessoal da filosofia de Popper, totalmente decisivo na construção das suas ideias. “Suas opções pessoais determinaram os limites e alcances de seu pensamento. Por essa razão, renunciar a algumas de suas teses seria o mesmo que trair decisões pessoais assumidas: seria um atentado à própria consciência do filósofo”, conclui.

Da ética à ciência – Uma nova leitura de Karl Popper é o segundo título da coleção Textos Filosóficos, série que tem como proposta agregar novas reflexões aos debates dessa área do conhecimento. O primeiro livro da coletânea é o clássico Discurso do método: Para bem conduzir a própria razão e procurar a verdade nas ciências, de René Descartes.

Paulo Eduardo de Oliveira é professor titular de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, e da Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA). Possui pós-doutorado pela UFPR, doutorado e mestrado em Filosofia pela PUC-SP.