Novo dicionário comenta os termos, os conceitos e os assuntos centrais do Antigo e do Novo Testamento | Paulus Editora

Releases

05/08/2011

Novo dicionário comenta os termos, os conceitos e os assuntos centrais do Antigo e do Novo Testamento

Por adm

Título: Dicionário de termos teológicos fundamentais do Antigo e do Novo Testamento
Autores: Angelika Berlejung e Christian Frevel (orgs.)
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 16,5 cm x 23,5 cm
Páginas: 536
Área de interesse: Teologia

Dicionário de termos teológicos fundamentais do Antigo e do Novo Testamento, lançamento da PAULUS em coedição com a Edições Loyola, é uma obra inédita de consulta e estudo, elaborada com o apoio de diversos especialistas internacionais. Segundo os organizadores, Angelika Berlejung e Christian Frevel, além de ser um dicionário exegético especializado, o livro também é excelente compêndio de Teologia Bíblica e vem contribuir com todas as disciplinas ligadas à teologia.

“A obra oferece informações atuais e abrangentes acerca de temas e termos centrais da teologia do Antigo e do Novo Testamento. Inclui e apresenta compreensivelmente, segundo o estado atual da pesquisa, resultados elaborados nas últimas décadas pelas ciências da Antiguidade, pela história social, pela filologia, pela história das religiões, pela iconografia e pela exegese”, afirmam.

Dividido em duas partes, o livro oferece, primeiramente, visão geral introdutória e aborda doze temas centrais da teologia como artigos temáticos com caráter de ensaio. Já a segunda parte é constituída de uma estrutura enciclopédica que traz, em forma compacta, termos e conceitos centrais como “verbetes”. Nos dois casos, os autores concluem com dados bibliográficos a fim de incentivar o aprofundamento e o estudo contínuos.

“O objetivo é tornar o mais novo estado da exegese acessível, de forma agradável e em linguagem compreensível, a profissionais da pastoral, professores de ensino religioso, estudantes de teologia, pessoas com interesse teológico em geral e também colegas nas disciplinas da teologia e de suas áreas vizinhas”, explicam.

Angelika Berlejung e Christian Frevel ressaltam a importância de alguns elementos, como os índices de abreviaturas, onomástico e analítico, além de glossário e algumas figuras, identificadas no texto por uma referência. “Esses subsídios, bem como a lista dos verbetes oferecida no início, que permite a rápida localização de um termo, visam facilitar a utilização do dicionário”, concluem.

Dicionário de termos teológicos fundamentais do Antigo e do Novo Testamento tem acabamento em capa dura e belíssimo projeto gráfico, aspectos que permitem leitura ainda mais agradável e reforçam a proposta dos organizadores de oferecer um material acessível e de qualidade a todos os interessados no assunto.