Obra da PAULUS elucida a Suma da Teologia, um dos clássicos de Santo Tomás de Aquino | Paulus Editora

Releases

29/06/2011

Obra da PAULUS elucida a Suma da Teologia, um dos clássicos de Santo Tomás de Aquino

Por adm

Título: Um mestre no ofício: Tomás de Aquino
Autor: Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento
Coleção: Como Ler Filosofia
Acabamento: Grampeado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 120
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Da coleção Como Ler Filosofia, cuja proposta editorial é auxiliar todos aqueles que se interessam por essa fantástica disciplina, Um mestre no ofício: Tomás de Aquino, de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento, aborda a vida e um dos escritos mais conhecidos desse santo e docente da doutrina cristã: a Suma de teologia.

Segundo o autor, o clássico é um exemplo de trabalho bem-sucedido, sobretudo por conter três aspectos fundamentais. “Apresentar de maneira resumida o conjunto de um domínio de conhecimento é o sentido mais corrente da palavra ‘suma’, isto é, resumo. Em seguida, organizar de maneira sistemática os temas desse campo de estudo. E, finalmente, fazer uma exposição adaptada aos estudantes, os discentes, a quem se destina”, afirma.

Nascimento expõe, primeiramente, a biografia de Tomás de Aquino, para depois esmiuçar o conteúdo do livro e todos os seus pormenores. “(…) A Suma está dividida em três partes. Estas não têm um nome próprio e são chamadas apenas primeira parte, segunda parte e terceira parte. A segunda parte é subdividida em duas. Cada uma dessas partes é dividida em questões que, como a própria palavra indica, são problemas, isto é, tópicos sobre os quais não há acordo.”

A obra trata, respectivamente, de Deus em si mesmo e origem de todas as criaturas; Dele enquanto a realização completa de tudo, especialmente dos seres humanos, ou seja, Deus como a felicidade almejada por todos e caminho para ela; e Deus encarnado em Jesus, em seus sacramentos, que prolongam no tempo e no espaço a encarnação e a vida imortal alcançada por meio Dele na ressurreição.

Para Nascimento, é verdadeira a comparação feita no decorrer da história de que a Suma de teologia seja uma catedral gótica e seu autor, um “arquiteto de ideias”. “Houve até mesmo um historiador e teórico da arte que escreveu um livro [Erwin Panofsky, em Arquitetura Gótica e Escolástica] procurando mostrar como há regras comuns de construção presentes nos dois tipos de obra, fazendo da catedral uma suma de pedras e da suma uma catedral de palavras”, pontua.

No transcorrer das páginas, o leitor encontrará notas de referência, indicações de leitura e excelente conclusão, além de uma tabela com questões sobre o direito e a justiça para serem refletidas a partir dos ideais de Santo Tomás de Aquino. Tais elementos, aliados à linguagem acessível e direta, colaboram na compreensão da temática abordada.

Um mestre no ofício: Tomás de Aquino é o sexto título da série Como Ler Filosofia, conhecida por reunir obras de qualidade e autores renomados nessa área do conhecimento, como Renold Blank, Antônio Joaquim Severino, Monica Aiub, entre outros.

Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento nasceu em 1935 (Miracema-RJ). Pertenceu à Ordem Dominicana, tem MA e PhD (Estudos Medievais) pela Universidade de Montreal. É professor da PUC-SP e publicou algumas traduções e estudos de autores medievais e de Galileu.