Quem canta reza duas vezes: PAULUS lança segundo volume da Liturgia das Horas – Música | Paulus Editora

Releases

09/05/2011

Quem canta reza duas vezes: PAULUS lança segundo volume da Liturgia das Horas – Música

Por adm

Título: Liturgia das Horas – Música II
Autor: CNBB
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 1.210
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

 

A PAULUS, sempre em harmonia com a Igreja e incentivando as pessoas e as comunidades a revigorar os momentos de oração, publicou, em 2007, o livro Liturgia das Horas – Música. A obra, com partituras para o canto do Ofício de Laudes, Vésperas e Completas, foi o primeiro passo na consagração de um belíssimo trabalho que, graças ao seu grande sucesso, chega ao segundo volume.

 

Liturgia das Horas – Música II, lançamento da PAULUS, reúne todas as partes cantáveis que não constam do primeiro tomo. São elas: Ofício das Leituras, Hora Média (oração das nove horas, oração das doze horas e oração das quinze horas), Memória dos Santos (obrigatórias e facultativas) e Antífonas de Laudes e Vésperas dos domingos A, B e C do Tempo Comum.

 

Na apresentação, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dom Joviano de Lima Júnior, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia, destacam a contribuição do livro, fruto de anos de trabalho de vários compositores, para todos aqueles que buscam viver intensamente os ensinamentos de Cristo. “O Concílio Vaticano II recomenda que, além dos clérigos, religiosos e religiosas, todos os membros do povo de Deus participem da oração oficial da Igreja. Dirigimos especial agradecimento a todos aqueles que colaboraram na criação, produção e elaboração desta obra.”

 

Já para pe. José Carlos Sala, assessor da CNBB para a Música Litúrgica, o livro retrata o desejo da Igreja em intensificar, nas comunidades do Brasil, a oração da Liturgia das Horas, a fim de que todo o povo de Deus participe dessa oração oficial. “A música é parte integrante da liturgia e tem uma capacidade especial de atingir os corações, e, enquanto rito, uma grande eficácia pedagógica, para levá-los a penetrar o Mistério celebrado, desde que intimamente vinculada ao rito, isto é, ao momento celebrativo e ao tempo litúrgico. Por isso, não se canta qualquer coisa, em qualquer tempo ou circunstância ou momento, com qualquer tipo de texto, melodia ou arranjo musical, valend o insistir na importância prioritária da Palavra, a serviço da qual se coloca a arte musical (cf. SC 121)”, explica.

 

Este título conta também com riquíssimas explicações e notas introdutórias, facilitando o uso e a execução dos cantos e orações, além de introdução e índice de siglas, elementos para deixar a leitura ainda mais agradável.

 

A importância do canto sacro e da Liturgia das Horas na história da Igreja é tão significativa que vários documentos eclesiais não cansam de incentivar e exortar todos os fiéis a adotá-la como prática de oração diária. Por esse motivo, o lançamento da obra Liturgia das Horas – Música II vem confirmar o comprometimento da PAULUS em sua missão de difundir o Evangelho e oferecer meios para as pessoas viverem a Palavra de Deus.