Temos mais dois livros com mesmo nome: 1 Macabeus e 2 Macabeus. O título dos livros deriva do apelido de “Macabeu” dado a Judas, filho mais famoso de Matatias. Segundo alguns, “Macabeu” significa “martelo” (aquele que golpeia o inimigo) ou “mão de martelo” (devido a um defeito físico). Esses dois livros são “deuterocanônicos”, livros que não constam na Bíblia Hebraica.
O primeiro livro dos Macabeus apresenta os acontecimentos sob a liderança dos três filhos de Matatias: Judas, Jônatas e Simão Macabeus. Esse período abrange os anos 175-134 a.C. O livro foi escrito no início do primeiro século antes de Cristo, por volta de 100-70 a.C. É uma teologia da história a partir da resistência da família de Matatias. O livro quer manter vivos os ideais de liberdade e os valores do judaísmo defendidos pelos Macabeus. Traz a história de luta e esperança em busca de liberdade e reconquista da terra, a exemplo de Josué. As lutas e revoltas têm caráter libertador contra os gregos, apoiados por parte da elite judaica. O livro pode ser dividido conforme a atuação das principais personagens.
Primeira parte (1-2): os dominadores e a revolta de Matatias. O livro inicia mostrando a passagem do domínio persa subjugado pelos gregos. Antíoco Epífanes, rebento ímpio, age de forma opressiva e impõe à força os costumes gregos aos judeus. Com isso, ele provoca a reação de Matatias e seus três filhos. O principal motivo da resistência foi a profanação do templo e da cidade de Jerusalém. Alguns simpatizantes juntam-se à família de Matatias. Antes de morrer, Matatias incentiva seus filhos a permanecerem firmes em suas convicções judaicas.
Segunda parte (3,1-9,22): a maior parte do livro está concentrada a descrever a atuação de Judas, apelidado macabeu, filho de Matatias e grande líder militar. Depois dos elogios de sua valentia, o autor descreve os vários relatos de guerra, com várias vitórias e com a derrota que o levou à morte. Durante sua atuação, Judas consegue purificar o templo e conquistar a liberdade para os judeus. Esse talvez tenha sido o maior êxito militar de Judas. Em seguida, celebram uma festa de oito dias, a Festa da Dedicação (conhecida como Hanucá), celebrada todos os anos pelos judeus. Judeus e romanos aliam-se para uma ajuda mútua. Essa aliança se revelou funesta. Na última batalha, Judas enfrentou um adversário poderoso e acabou derrotado e morto.
Terceira parte (9,23-12,53): Jônatas Macabeu, foi sucessor de seu irmão, Judas. Jônatas revelou-se hábil e tirou proveito dos conflitos internos dos selêucidas, conseguindo autonomia e liberdade do povo. Diante dos problemas enfrentados pelos judeus, principalmente a fome que se alastra pelo país, muitos judeus aderem aos helenistas. Os partidários de Judas uniram-se a Jônatas e fugiram para o deserto. Voltando para Jerusalém, reconstroem e restauram a cidade. Jônatas é nomeado sumo sacerdote do seu povo e, mais tarde, governador de alguns distritos. Depois disso, deixa de lutar contra as nações e se preocupa em fazer alianças, para buscar apoio para seu projeto pessoal. Após um período de alianças e calmarias, Jônatas foi morto junto com seus companheiros, por acreditar num plano sedutor, mentiroso e enganador.
Última parte (13-16): depois da morte de Jônatas, seu irmão, Simão, assume o comando da luta e consegue conquistar a independência política da Judeia. Simão, último dos irmãos Macabeus, acompanhou a luta dos Macabeus desde o início e torna-se comandante, sumo sacerdote e governador. Numa placa de bronze, o povo o proclama oficialmente chefe da nação, sumo sacerdote e líder militar. Depois de bom tempo que os inimigos ocuparam a fortaleza de Jerusalém, Simão consegue expulsá-los e purifica o templo novamente. A conquista do poder e da independência revela a decadência dos selêucidas (Síria) e dos lágidas (Egito), que desejavam conquistar a região. Assim Israel ficou livre do jugo de outras nações. Simão foi morto de forma traiçoeira durante um banquete, juntamente com dois de seus filhos, Matatias e Judas. O outro filho de Simão, João Hircano, avisado em tempo, consegue evitar o atentado contra ele, com isso assume o poder no lugar de seu pai. O período de Simão foi visto pelo autor como período de paz e bem-estar para o povo da Judeia.
Tomando agora conhecimento do tema central deste livro(que deveria ao meu ver ser. Incluso nas Escrituras) Foi para mim uma sintese esclarecedora
Para mim também pelo conhecimento acho que deveria ser incluído na Bíblia sagrada
Para mim também pelo conhecimento acho que deveria ser incluído na Bíblia sagrada Vc esta enganado é a primeira vez que estou comentando nesta página