Tobias é livro deuterocanônico, isto é, não se encontra na Bíblia Hebraica, mas faz parte da Bíblia Católica. O livro foi escrito no 2º século a.C., fora da Palestina, durante o domínio dos gregos, mas situa os acontecimentos no século 8º a.C., quando a Assíria invade e toma conta de Israel (Reino do Norte). A narrativa inicia na boca de Tobit (1,3), pai de Tobias, a partir de 3,7 entra um narrador anônimo e vai até o fim.
Apesar de muitos elementos históricos e geográficos sobre a época, alguns imprecisos, Tobias não é um livro histórico, mas é uma novela criada para deixar uma mensagem aos destinatários. De autor desconhecido, a novela se desenvolve em clima familiar e é entremeada de orações e exortações. Duas famílias estreitam os laços entre si por causa do casamento de Tobias (filho de Tobit e Ana) com Sara (filha de Raguel e Edna).
O autor se propõe a alertar e a incentivar os judeus a manterem sua identidade original, seus costumes, sua cultura, suas leis, sua religião. Os destinatários do livro são, portanto, as comunidades judaicas dispersas pelas cidades do império, fora da Palestina. O livro narra a história de duas famílias desafortunadas: Tobit, pai de Tobias, perde os bens e a visão; Sara, filha de Raguel, perde sete maridos antes de casar com Tobias. A situação de ambos – Tobit e Sara – pode representar a situação difícil de muitos judeus durante o domínio grego.
Para que os judeus da diáspora (dispersos) se mantenham fiéis a Deus e à Lei, o autor apresenta-lhes a história de famílias íntegras, tementes a Deus e praticantes de boas obras, mostrando-lhes que é possível viver na fidelidade mesmo em ambiente estrangeiro e hostil.
O livro pode ser dividido em quatro partes: 1) Prólogo (Tb 1-3): São narrados diversos fatos sobre a vida de Tobit (pai de Tobias) e de sua família, que vive no exílio, em Nínive. Tobit se apresenta como homem exemplar, cumpridor fiel à lei e às tradições dos judeus. Homem temente a Deus: dá esmola, paga os dízimos, dá sepultura aos mortos, peregrina a Jerusalém por ocasião das festas. Tobit, Ana e Tobias formam uma família exemplar, cumpridora de seus deveres religiosos e civis.
2) Viagem de Tobias (Tb 4-10): A pedido de Tobit, o filho vai à cidade de Ecbátana para resgatar um dinheiro do pai. Este aconselha o filho a levar alguém junto com ele. Azarias (anjo Rafael), sem se identificar, o acompanha, o orienta e o guia na viagem. Ao anoitecer acampam à beira do rio Tigre. Tobias, ao se lavar no rio, é mordido por um peixe. Azarias pede para pegar o peixe e tirar dele o fel, o coração e o fígado, que são bons remédios. O peixe é parte importante desse livro. Em Ecbátana, Tobias se apaixona de Sara e casa com ela. Depois de expulsar o demônio Asmodeu, com a fumaça da queima do coração e do fígado do peixe.
3) Volta para casa (Tb 11): Tobias, Sara e Rafael voltam para Nínive. Com o fel do peixe, Tobias cura a cegueira do Pai. Tobit e Ana exultam de alegria pela volta do filho e acolhem com muito carinho a nora, sua nova filha. Novamente festejaram o casamento de Tobias e Sara, durante sete dias.
4) Epílogo (Tb 12-14): Chegou o momento de acertar as contas com Azarias, o qual revela sua identidade, dizendo que é o anjo Rafael. Tobit eleva a Deus bonito salmo de louvor e, depois de ter dado as últimas instruções ao filho, morre com idade avançada. Após a morte dos pais, Tobias, junto com sua esposa, vai morar com seus sogros Raguel e Edna, em Ecbátana.
O livro de Tobias apresenta uma bonita história de duas famílias que estreitam seus laços depois do casamento dos filhos. São exemplos de cuidado e respeito mútuos e de solidariedade. Os filhos cuidam e tratam os pais com muito carinho e amor. São famílias que ensinam o respeito pelos mortos e valorizam o matrimônio. O sentimento de família se exprime com muita emoção e encanto. São famílias que revelam suas qualidades, preocupações, dificuldades e esperanças que todas as famílias podem passar.
Muito interessante a história de Tobias
Um livro de bom exemplo familiar
Na minha modesta opinião é um dos mais interessantes livros da Bíblia. Verdadeiro exemplo de viver na paz com Deus e o semelhante. Adorei o cão que acompanhou Tobias e Azarias. Na volta ele chegou a frente para alegria de Ana mãe de Tobias que a todo via passava horas vigiando a estrada esperando o filho. O livro tem início , desenvolvimento e fim. Como num romance o fim é de pura alegria e felicidade não obstante a morte de Tobid e Ana.
Olá ! Moro em Brigadeiro Tobias, que é Rafael Tobias de Aguiar. Coincidência ou não nós nomes.
Excelente o livro. Na minha opinião não devia ser tirado da biblia. Falta de consideração com o livro de Deus. O livro prova que existe verdadeiramente is anjos junto de Deus.
A história de Tobias valida os valores judaico-cristãos da família, da prece, da fidelidade, da liberdade de expressão, da liberdade com responsabilidade, da devoção dos filhos aos pais e vice-versa. Muito linda.
Gostaria de saber porque esse capítulo da bíblia também foi excluído na versão evangélica...?? Alguém saberia me dizer ?
Gostaria de saber porque esse capítulo da bíblia também foi excluído na versão evangélica...??
Eu conheci essa passagem bíblica, pq todas as vezes que abro aleatório minha bíblia em busca de uma palavra, maioria das vezes abro em Tobias, na mesma página onde fala que Tobias casa com Sara e volta para a casa dos pais, trazendo olho de peixe que cura seu pai Tobit... Muito interessante...