Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

25

III. JAVÉ JULGA AS NAÇÕES

Contra Amon -* 1 Recebi a seguinte mensagem de Javé: 2 «Criatura humana, vire-se para o lado dos amonitas e profetize contra eles: 3 Diga aos amonitas: Escutem a palavra do Senhor Javé! Assim diz o Senhor Javé: Você ficou alegre quando o meu santuário foi profanado, quando a terra de Israel foi arrasada e quando a casa de Judá foi levada para o exílio. 4 Pois bem! Vou entregar você como propriedade para os orientais. Eles instalarão em você as fortificações deles e montarão o próprio acampamento em você. Comerão os frutos e beberão o leite que você produziu. 5 Transformarei Rabá em pasto de camelos e as outras cidades amonitas em curral de ovelhas. Assim, vocês ficarão sabendo que eu sou Javé. 6 Pois assim diz o Senhor Javé: Você bateu palmas e sapateou de alegria, cheio de desprezo pelo que estava acontecendo com a terra de Israel. 7 Pois bem! Vou estender a mão contra você e entregá-lo como presa das outras nações. Vou eliminá-lo do meio dos povos, apagá-lo do meio dos países e destruí-lo completamente. Assim, você ficará sabendo que eu sou Javé».

Contra Moab -* 8 «Assim diz o Senhor Javé: Moab disse que a casa de Judá é igual a qualquer outra nação. 9 Pois bem! Vou abrir o costado de Moab, desde suas cidades na fronteira até Bet-Jesimot, Baal-Meon e Cariataim, a jóia do país. 10 Junto com Amon, eu as darei para os orientais como propriedade, para que ninguém mais se lembre delas entre as nações. 11 Farei justiça contra Moab, e eles ficarão sabendo que eu sou Javé».

Contra Edom -* 12 «Assim diz o Senhor Javé: Edom foi sempre vingativo para com a casa de Judá e se tornou criminoso ao vingar-se dela. 13 Por isso, assim diz o Senhor Javé: Vou estender a mão contra Edom, eliminando homens e animais. Vou deixá-lo deserto, porque desde Temã até Dadã morrerão todos pela espada. 14 Confiarei ao meu povo Israel a minha vingança contra Edom. Israel tratará Edom de acordo com a minha ira e a minha cólera, e os edomitas conhecerão a minha vingança - oráculo do Senhor Javé».

Contra os filisteus -* 15 «Assim diz o Senhor Javé: Os filisteus são vingativos e se vingaram com a alma cheia de ódio, destruindo por causa do antigo rancor. 16 Por isso, assim diz o Senhor Javé: Vou estender a mão contra os filisteus, vou acabar com os cereteus e destruir o que sobrar da gente do litoral. 17 Vou tirar uma vingança terrível contra eles, com violento castigo, para que saibam que eu sou Javé, quando tirar a minha vingança contra eles».




* 25,1-7: Os amonitas viviam ao leste do Jordão e tomaram parte em pequenos complôs, que acabaram provocando a vingança de Nabucodonosor. Por ocasião do combate, eles abandonaram os israelitas e ainda se alegraram com a destruição de Judá.



* 8-11: Situado ao leste do mar Morto, Moab gozava de segurança, mas não pôde resistir aos babilônios.



* 12-14: Edom também gozava de posição geográfica privilegiada, e sempre manteve relação hostil contra os israelitas. O rancor dos edomitas chegou ao máximo por ocasião da queda de Jerusalém: eles cooperaram com o inimigo para a destruição da capital e do país irmão (cf. Abdias).



* 15-17: Os filisteus habitavam no litoral sul e sempre foram grande ameaça para o povo de Israel.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002