Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

12

O exílio é inevitável -* 1 Recebi a seguinte mensagem de Javé: 2 «Criatura humana, você está morando numa casa de rebeldes. Eles têm olhos para ver, mas não vêem; têm ouvidos para ouvir, mas não ouvem; são de fato uma casa de rebeldes. 3 Pois bem, criatura humana, arrume sua bagagem de exilado e para o exílio, em pleno dia, à vista deles. Caminhe de um lugar para outro, à vista deles. Quem sabe eles percebam que são uma casa de rebeldes. 4 Arrume sua bagagem como se fosse bagagem de exilado, em pleno dia, à vista deles. À tarde, à vista deles, saia como quem está indo para o exílio. 5 E à vista deles, faça um buraco no muro e saia por aí. 6 Ainda à vista deles, coloque nas costas a bagagem: você vai partir à noite, e cobrirá os olhos para não ver o país. Farei de você um sinal para a casa de Israel». 7 Então eu fiz tudo o que me fora mandado. Durante o dia, tirei a minha bagagem como se fosse bagagem de exilado. E à tarde, fiz um buraco no muro, sem ferramenta, e parti ao escurecer, levando a bagagem nas costas, bem à vista deles.

8 Na manhã seguinte, recebi de Javé esta mensagem: 9 «Criatura humana, a casa de Israel, essa casa de rebeldes, não perguntou: ‘O que é que você está fazendo aí?’ 10 Pois então diga a eles: Assim diz o Senhor Javé: Este oráculo se refere a Jerusalém e a toda a casa de Israel que vive nela. 11 Diga também: Eu sou um sinal para vocês. Conforme eu fiz, assim acontecerá com eles. Irão cativos para o exílio. 12 Até o chefe que no meio deles carregará suas coisas nas costas e sairá de noite pelo buraco, que será feito no muro para ele poder sair. Ele cobrirá o rosto para não ver o país. 13 Vou jogar em cima dele a minha rede, vou pegá-lo na minha armadilha e conduzi-lo para a Babilônia, a terra dos caldeus. Mas ele não chegará a esse país, pois morrerá antes. 14 Espalharei aos quatro ventos todo o seu cortejo, sua guarda e suas tropas, e os perseguirei de espada em punho. 15 Quando eu os dispersar entre as nações e espalhar por muitos países, eles ficarão sabendo que eu sou Javé. 16 Pouparei certo número dos que escaparem da espada, da fome e da peste, para que contem suas abominações entre as nações, pelas quais se espalharem, e assim elas ficarão sabendo que eu sou Javé».

17 Recebi a seguinte mensagem de Javé: 18 «Criatura humana, tome o seu alimento com medo, beba sua água com preocupação e angústia. 19 Depois diga ao povo da terra: Assim diz o Senhor Javé para os habitantes de Jerusalém que estão na terra de Israel: Eles comerão o seu alimento angustiados e beberão a sua água apavorados, porque outros devastarão e despovoarão sua terra, por causa da violência dos seus habitantes. 20 As cidades habitadas serão arrasadas e o país se transformará num deserto. Então vocês saberão que eu sou Javé».

O discernimento profético -* 21 Recebi esta mensagem de Javé: 22 «Criatura humana, que ditado é esse que corre pelo país de Israel? ‘Os dias vão passando e a visão não se realiza’! 23 Pois bem! Diga-lhes: Assim diz o Senhor Javé: Acabarei com esse ditado, e ninguém mais vai repeti-lo em Israel. Diga para eles este outro ditado: ‘O dia está chegando e a visão vai se realizar’. 24 Não haverá mais visão inútil ou previsão enganosa na casa de Israel. 25 Pois eu mesmo, Javé, eu falarei. E o que eu disser, ficará dito e se realizará sem demora. Será agora, no tempo de vocês, casa de rebeldes, que eu direi uma palavra e a cumprirei - oráculo do Senhor Javé».

26 Recebi esta mensagem de Javé: 27 «Criatura humana, veja o que a casa de Israel está dizendo: ‘A visão que ele tem é para daqui a muitos anos. Ele profetiza para um tempo distante’. 28 Pois bem! Diga-lhes: Assim diz o Senhor Javé: Minhas palavras não tardarão mais para se realizar. E o que eu disser, ficará dito e acontecerá - oráculo do Senhor Javé».




* 12,1-20: Outra ação simbólica de advertência para o povo: o exílio é inevitável, mas não significa uma derrota de Javé; antes, é um ato que o revela a Israel e às nações para provocar conversão.

Os vv. 12-14 se referem a Sedecias (cf. 2Rs 25,3-7).



* 21-28: Profeta é alguém que sabe analisar situações e discernir conseqüências desastrosas que determinados caminhos da sociedade podem acarretar. A palavra dele é aviso, é advertência, para que a sociedade possa reagir, evitando a catástrofe. Entretanto, as reações em geral são negativas: o povo se acomoda, os poderosos e autoridades menosprezam e desacreditam a palavra do profeta, ou enganam o povo, dizendo que os problemas já estão sendo resolvidos. E dado que as pessoas, em geral, só tomam consciência no extremo limite, essas autoridades e poderosos procuram evitar, a todo custo, que o povo perceba a gravidade da situação.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002