Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos Bíblia Sagrada - Edição Pastoral IntraText CT - Texto |
2
Firmeza na fé -* 1 Quero que vocês saibam da difícil luta que enfrento por vocês, pelos de Laodicéia e por todos aqueles que nunca me viram pessoalmente. 2 Sofro para que eles sejam confortados em seus corações e assim, estreitamente unidos no amor, se enriqueçam com a plenitude da compreensão, a fim de conhecerem o mistério de Deus: Cristo, 3 no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência. 4 Digo isso para que ninguém engane vocês com belos discursos. 5 Pois, embora eu esteja fisicamente ausente, estou com vocês em espírito, alegrando-me de vê-los vivendo em ordem e firmes na fé em Cristo.
Enraizados em Cristo -* 6 Já que vocês aceitaram Jesus Cristo como Senhor, vivam como cristãos: 7 enraizados nele, vocês se edificam sobre ele e se apóiam na fé que lhes foi ensinada, transbordando em ações de graças. 8 Cuidado para que ninguém escravize vocês através de filosofias enganosas e vãs, de acordo com tradições humanas, que se baseiam nos elementos do mundo, e não em Cristo.
Vida plena em Cristo -* 9 É em Cristo que habita, em forma corporal, toda a plenitude da divindade. 10 Em Cristo vocês têm tudo de modo pleno. Ele é a cabeça de todo principado e de toda autoridade. 11 Em Cristo vocês foram circuncidados com uma circuncisão não feita por mãos humanas, mas com a circuncisão de Cristo, a qual consiste em despojar-se do corpo carnal. 12 Com ele, vocês foram sepultados no batismo, e nele vocês foram também ressuscitados mediante a fé no poder de Deus, que ressuscitou Cristo dos mortos. 13 Vocês estavam mortos por causa das faltas e da incircuncisão da carne, mas Deus concedeu a vocês a vida juntamente com Cristo:
Ele perdoou todas as nossas faltas,
deixando de lado as exigências legais;
fez o título desaparecer,
15 destituiu os principados e autoridades,
oferecendo-os em espetáculo público,
após triunfar sobre eles por meio de Cristo.
Livres em Cristo -* 16 Ninguém, pois, julgue vocês pelo que comem ou bebem, ou por causa de festas anuais, mensais ou de sábados. 17 Tudo isso é apenas sombra daquilo que devia vir. A realidade é Cristo. 18 Que ninguém, com humildade afetada ou culto aos anjos, impeça vocês de conseguir a vitória; essas pessoas se fecham em suas visões e se incham de orgulho com o seu modo de pensar. 19 Eles não estão unidos à Cabeça, a qual, através de juntas e nervos, dá alimento e coesão ao corpo inteiro, fazendo-o crescer como Deus quer.
20 Se vocês morreram com Cristo para os elementos do mundo, por que se submetem a normas, como se ainda estivessem sujeitos ao mundo, 21 normas como estas: «Não pegue, não prove, não toque»? 22 Todas essas coisas se desgastam pelo uso. E essas proibições são preceitos e doutrinas de homens. 23 Tais regras de piedade, humildade e severidade com o corpo têm ares de sabedoria, mas na verdade não têm nenhum valor, a não ser a satisfação da carne.
«Morrer para os elementos do mundo» significa fazer que o mundo volte a ser simplesmente mundo: que o mundo não seja um sagrado opressor, uma norma de salvação. Aceitar Cristo como o único sacramento faz com que o mundo se torne relativo. Desse modo, o cristão pode mover-se nele com plena liberdade.