Roda de Conversa sobre o Trabalho Infantil

03/10/2024

Por Comunicação PAULUS Social

No dia 26 de setembro, no Centro PAULUS de Convivência – Osasco, aconteceu o terceiro de quatro encontros previstos para esse semestre sobre o mundo do trabalho.


A roda de conversa foi mediada pela equipe técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do município de Osasco. A sensibilização contou com vídeos, dados a respeito do tralho infantil na cidade e os avanços que tivemos no último ano com a ampliação da equipe técnica do PETI e a continuidade das articulações com a rede intersetorial e socioassitencial.


A abordagem dialógica com as famílias dos atendidos no Centro de Convivência foi significativa. Rediscutir, redizer e redefinir outras maneiras de interagir com o território ao qual pertencemos, só fortalece a articulação de serviços, programas e projetos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), pensando em soluções para o bem-estar comum.


Por fim, Andreia Santos, do PETI, ensinou como baixar e utilizar o aplicativo 156 para denunciar o trabalho infantil.

Afinal, como bem nos orienta o Art. 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente:
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.