Roda de conversa: Como o racismo interfere diretamente no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes

29/08/2022

Por Comunicação PAULUS Social

No Centro PAULUS de Convivência Osasco, toda a última quinta-feira de cada
mês, é dia de comemorar com os aniversariantes. Aproveitamos o encontro
com as famílias para refletir sobre temáticas que atravessam o cotidiano das
crianças, adolescentes e comunidade na qual estamos inseridos. Durante a
avaliação coletiva do último encontro, as famílias chegaram ao consenso que
deveríamos dialogar sobre o racismo e como ele interfere no desenvolvimento
de seus filhos. Para tanto, convidamos a professora especialista no assunto,
Regine, da Escola Estadual Jardim Santa Maria III.


Iniciamos o encontro com a colaboradora Gabriella, guiando a dinâmica do
Privilégio Branco para mostrar como a desigualdade racial é uma desvantagem
em todos os aspectos da vida de uma pessoa negra. O resultado da dinâmica
foi à tomada de consciência e o convite para todos dizerem sim à Igualdade
Racial e mudar essa realidade.


Após tal dinâmica, a professora Regine leu o poema “Vozes-Mulheres”, de Conceição Evaristo, e traçou vários paralelos com o cotidiano que cerca a vida de pessoas negras nas periferias. A professora demonstrou muita experiência no assunto e uma didática dialética, respondendo e provocando todes que estavam na roda a refletirem. Trouxe muitas experiências pessoais e pesquisas sérias realizadas no ambiente acadêmico. Ficou claro que muito já foi feito, mas, que há muito a se fazer para que a equidade de oportunidades seja realidade em nosso país.