Programa Direito e Cidadania aquece o clima em Caxias do Sul/RS, inspirando e sendo inspirado pelos trabalhadores dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

02/09/2024

Por Comunicação PAULUS Social

A PAULUS Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Caxias do Sul, recepcionou nos dias 14 e 15 de agosto educadores sociais da referida cidade e dos municípios vizinhos: Farroupilha, São Marcos e Flores da Cunha.

O processo formativo de 16 horas, divididas em oito horas diárias, aconteceu nas instalações da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com apoio da equipe da livraria PAULUS.

Sob a regência da exímia formadora Samara Xavier, graduada em história, mestra em Serviço Social pela PUC/SP e professora de pós-graduação, os 53 participantes trilharam os textos basilares da proteção básica, com ênfase no direito ao convívio e a importância das relações sociais, elementos centrais na execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sem, contudo, ignorar a média e a alta complexidade, proteções de natureza transversais e integradas.

A formação foi conduzida por meio da metodologia de intervenção ação-reflexão-ação que objetiva analisar e intervir no trabalho social e profissional. Este método percorre o caminho de compreender o cotidiano de trabalho que originou uma teoria, refletir sobre essa concepção teórica que impacta na prática para, então, propor uma nova estratégia de ação crítica e consciente. Acrescida da utilização do kit PAULUS, a formação contribuiu para uma reflexão crítica sobre a prática cotidiana do serviço, em especial a estruturação e implementação dos percursos no território.

O Programa Direito e Cidadania é estruturado para requalificar a atuação de trabalhadores de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborado para esta finalidade.