Profícua parceria entre PAULUS Social e o estado da Paraíba

02/10/2024

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 18 e 19 de setembro, a capital paraibana acolheu a formação intitulada “O Controle Social na Efetivação do SUAS”, concluindo o circuito formativo de 2024, correspondente a um total de 7 formações ao longo do ano corrente. Trata-se de uma crescente parceria entre a PAULUS Social e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua da Paraíba (MNMMRPB), que está se intensificando, atraindo novos parceiros, como o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/PB), na ânsia de alcançar e capacitar cada vez mais trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

O processo formativo foi conduzido pela Doutora Silvia Ferreira, pós-doutoranda em Serviço Social pela UFPB João Pessoa/PB, e aconteceu na Fundação Espaço Cultural (FUNESC), em João Pessoa, com apoio integral da Livraria PAULUS local.

No discorrer da temática, foi enfatizada as diferentes formas e espaços existentes para que a sociedade possa acompanhar e interferir nas decisões do poder público, seja apontando suas necessidades, seja avaliando a forma como os governos estão assegurando seus direitos, e ainda, como utiliza os recursos financeiros destinados às ações a que se propõe. Destacando que o conselho é o caminho para efetivação desta participação social, um local onde a sociedade civil organizada se aproxima e pode contribuir com a gestão da política de assistência social.

Em suma, o Controle Social, através dos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Assistência Social, é o parceiro dos gestores na efetivação e na consolidação do Sistema Único de Assistência Social.

Em conformidade com o preconizado pelo Programa de Assessoramento da PAULUS Social, esteve representando a instituição Érica Souto – analista social do programa – objetivando contextualizar a oferta na política pública de assistência social, acolher os participantes e garantir suporte presente e disponível. Também zelando pelo bom andamento da atividade estava a representante do MNMMRPB: Maria do Socorro Carvalho, bem como a equipe do CEAS, na pessoa de sua presidente Francisca Vieira e o corpo de secretárias do respectivo órgão.

Esta formação compõe o Programa InovaSUAS, e conta com uma carga horária de 16 horas, distribuídas igualitariamente em dois dias consecutivos. Conforme sinalizado no plano de formação, a facilitadora intercalou conteúdo expositivo, dialogado e prático, culminando no debate sobre o tema atual: Consulta Pública para atualização da Resolução CNAS nº 27/2011, gerando documento coletivo com contribuições sobre o assunto em voga, e juntado ao processo.

O Programa InovaSUAS é estruturado na capacitação e formação de lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços que visam desenvolver seu conhecimento nas mais diversas temáticas do SUAS, com formações gratuitas presentes em todo território nacional.