Jornada com grupo Sabuká Kariri-Xocó – O intercâmbio cultural da convivência

03/09/2024

Por Comunicação PAULUS Social

O grupo Sabuká Kariri-Xocó, da aldeia Kariri-Xocó do interior de Alagoas, às margens do Rio São Francisco, esteve na tarde de quinta-feira 29 de Agosto, no CEU Freguesia do Ó, onde as crianças e adolescentes do Centro PAULUS de convivência – Freguesia do Ó, puderam assistir a apresentação do espetáculo “Toré” e experienciar os cantos, danças, artesanato e a roda de conversa.

Foi uma oportunidade dos atendidos conhecerem de perto alguns rituais e expressões artísticas, a visão de mundo e a importância da terra para os Sabukás. Entre diversas curiosidades, eles falaram sobre sua preferência pelas línguas nativas, a relação com a natureza e a importância do respeito à cultura e as particularidades dos povos indígenas.

Os Kariris Xocós lutam pela demarcação de suas terras há anos, o que fez com que o cacique proibisse a tribo de caçar animais e de desenvolver a agricultura, assim preservando a natureza da região. Dessa forma, outros meios de sustento precisaram ser encontrados, e levar seus saberes aos atendidos do Centro de Convivência é um meio de afirmar suas existências.

Os educadores exploraram a cultura indígena durante o mês de agosto, falando sobre o folclore brasileiro, a música e a dança afro-indígena. Fecharam os percursos com a rica cultura dos povos originários do nosso país.