Formação sobre Elaboração de Relatórios e Escrita mobiliza profissionais do SUAS na capital Paulista

27/05/2024

Por Comunicação PAULUS Social

A PAULUS Social, por meio do Programa InovaSUAS e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através do Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), promoveu nos dias 21 e 22 de maio o primeiro de quatro encontros sob essa temática, planejados para este ano. A formação teve como foco o aprimoramento na elaboração de relatórios, um instrumento crucial para sistematizar a prática nos serviços de Assistência Social e qualificar as respostas oferecidas à população atendida.

O objetivo da formação foi fornecer ferramentas para o desenvolvimento de habilidades em escrita técnica, considerando as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do trabalho social com indivíduos e famílias.

O processo formativo aconteceu na Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM) e contou com a participação de cerca de 70 profissionais que foram contemplados com 16 horas formativas.

A formação foi conduzida por Kajali Lima Vitório, que é assistente social, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), é professora na graduação e pós-graduação lato sensu na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP) e no Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Além disso, é professora convidada no curso de Pós-graduação em Gestão e Serviços dos SUAS pela FAPCOM, pesquisadora e facilitadora com ênfase em áreas como trabalho profissional, instrumentalidade e relações étnico-raciais.

Durante a formação, Kajali proporcionou um ambiente integrativo e interativo aos participantes, utilizando materiais que orientam e fundamentam o trabalho diário. Isso permitiu que os presentes analisassem, refletissem e elaborassem relatórios em tempo real, conectando teoria e prática a partir de suas respectivas áreas de atuação. O Programa InovaSUAS é estruturado na capacitação e formação de lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços que visam desenvolver seu conhecimento nas mais diversas temáticas do SUAS, com formações gratuitas presentes nas cinco regiões do País.