Flore-SER – Direito à participação social e convivência

24/07/2023

Por Comunicação PAULUS Social

Para além dos desdobramentos técnicos e pedagógicos, observar ações e movimentos sociais dentro da educação, assistência social e áreas que compartilham e contribuem constantemente com ações voltadas para o desenvolvimento do ser, é de muita importância ver na prática ações nas quais crianças e adolescentes conseguem se expressar, se informar, dialogar, observar, voltar, ir e descobrir de si e do outro. 

Pensando nesses lugares de compreender ações e movimentos de diferentes ciclos de vida e camadas sociais, o educador social Roger de Lima do Centro PAULUS de Convivência da unidade da Freguesia do Ó, estimulou e provocou crianças e adolescentes a construírem o percurso: “Flore-SER: Direito à participação social”.

Com estudos e pesquisas das crianças através das rodas de conversa, escuta ativa, discussões, alinhamentos de ideias, divergência de opiniões e muita “quebra-cabeça” das turmas, quando depararam com inúmeras questões sociais problemáticas e atuais pouco discutidas e longe de serem resolvidas. 

Através de filmes e documentários sobre a questão da condição das pessoas idosas hoje em dia, após a pandemia que assolou o mundo todo, as crianças e adolescentes passaram a se aprofundar mais no tema da “pessoa idosa”, termo esse, rebatizado e aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) em 2019.

Aos poucos, o percurso foi tomando forma e se desenhando e após muitas conversas e provocações, veio mais um questionamento dos conviventes: “Estamos num centro de convivência para crianças e adolescentes, existem espaços parecidos para bebês, como a creche, por exemplo. Mas e para as pessoas idosas, de idade avançada?”. O educador “aproveitou a onda” dessa pergunta e devolveu a pergunta para a própria turma, que então começou incansavelmente durante dois dias, pesquisar Lares para pessoas idosas, casas de repouso e demais espaços que garantem a proteção, lazer e cuidados para com essas pessoas. As crianças pesquisaram com o intuito de irem conhecer esse espaço e passar um dia trocando saberes e experiências, além de perceber o caminho feito durante todo o mês acerca do tema Direito à Participação Social e entender o que é Flore-SER na prática, uma vez que o etarismo (prática discriminatória contra pessoas com base na idade, muito comum em relação a pessoas idosas) no Brasil, vem sendo discutido aos poucos, após pressão de movimentos e ações sociais, que defendem e lutam pela garantia de direitos e participação social das pessoas idosas. Nossas crianças foram pesquisando e descobriram que no próprio território onde vivem, existem alguns espaços (mais privados do que públicos, segundo as pesquisas dos conviventes) que realizam esse trabalho com pessoas idosas.

O percurso “Flore-SER: Direito à participação Social” encerrou com uma tarde ensolarada e bonita das crianças com os conviventes do Espaço Vitalis, uma casa de repouso especializada em pessoas idosas. As crianças puderam conhecer, interagir, trocar saberes e até mesmo cantar músicas e cantigas antigas, que foram rememoradas por alguns moradores do espaço. As crianças puderam também, conhecer mais de si e do outro, assim como, quem está por trás de todas as ações do espaço, como: os funcionários responsáveis pela limpeza, os terapeutas, cozinheiros, gestores, cuidadores, médicos e suas funções que demandam atenção e dedicação diferentes. 

As crianças têm um potencial transformador e ver isso acontecer na prática é de uma mágica que ciência nenhuma explica. 

“SOMOS MAIOR, NOS BASTA SÓ, SONHAR, SEGUIR.”

Emicida