
Por Comunicação PAULUS Social
O assessoramento da PAULUS Social concluiu, na última terça-feira (25), a formação “Comunicação Estratégica no Âmbito da Assistência Social”, direcionada a profissionais da rede socioassistencial da cidade de São Paulo. O percurso formativo foi realizado na Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM).
A formação, com 32 horas de carga horária, distribuídas em quatro dias, abordou a Educomunicação como ferramenta essencial para aprimorar a comunicação na Política de Assistência Social. Por meio de metodologias participativas, estudos de casos e atividades práticas, os participantes desenvolveram planos de comunicação alinhados às necessidades de suas organizações, explorando diferentes formatos como redes sociais, podcasts, videocasts e boletins informativos.
O percurso também possibilitou discussões acerca dos desafios contemporâneos, tais como a desinformação / fake news, polarização política e o impacto das novas legislações no campo da comunicação, além de promover reflexões sobre a comunicação como direito humano e estratégia essencial para a mobilização social. Com um ambiente de interação e aprendizado, os participantes puderam refletir sobre a importância de uma comunicação mais estratégica e acessível, alinhada às necessidades e desafios dos territórios.
Os encontros contaram com a mediação de Daniele Próspero para esta relevante proposta de formação. Daniele é mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e possui vasta experiência em Jornalismo Social e Educação Comunitária.
Representando o assessoramento da PAULUS Social, esteve acompanhando a formação a analista de projetos sociais Anna Caroline Gama, especialista em Serviço Social e Políticas Públicas. Anna esteve presente em todas as etapas de preparação e execução do percurso, garantindo que a formação atendesse às diretrizes da PAULUS e da Política de Assistência Social.
Com um ambiente dinâmico e colaborativo, o percurso formativo estimulou a construção de narrativas mais engajadoras e transformadoras, reforçando o papel da comunicação na defesa de direitos e na promoção da cidadania. Os participantes elaboraram projetos de comunicação que dialogam com temáticas da atualidade e pensados para os diversos públicos (usuários do SUAS, trabalhadores, doadores, rede socioassistencial e outras políticas) de maneira estratégica e acessível.
O Programa InovaSUAS é estruturado na capacitação e formação de lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços que visam desenvolver seu conhecimento nas mais diversas temáticas do SUAS, com formações gratuitas presentes em todo território nacional.