CCA Formando Cidadãos realiza conclusão de percurso.

17/11/2017

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Entre os dias 18 e 25 de outubro aconteceu a “Mostra de Ações Protagônicas”, evento que finalizou o percurso “Protagonismo” iniciado no mês de agosto pelas crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos CCA Formando Cidadãos, CCA Paulus e CCA De Olho no Futuro. Todos estiveram muito envolvidos nas produções de várias ações com base nas demandas infantil e adolescente.

O tema foi “O ser e o fazer”, ancorado em situações provocativas do cotidiano e na consciente necessidade de discutir, refletir e encontrar caminhos para a convivência em um mundo mais igual e justo. Para se chegar ao resultado pensado, foram realizados diálogos sobre o conhecimento do tema e o sentido a ele atribuído; significado e melhor compreensão temática para colocá-la em prática juntamente com o público atendido; votação das demandas para a ação; elaboração de roteiro, com tarefas para cada etapa, como a abordagem do tema, projeção das personagens, chuva de ideias, escrita do projeto de ação, execução, finalização e culminância.

Seguindo a proposta de protagonismo, em vez de os Orientadores Sociais prepararem as atividades para as crianças e adolescentes as executarem, estes mesmos, dentro de seus grupos e de acordo com suas percepções, escolheram os assuntos que iriam tratar no trimestre, e tudo isso orientado pelo livro Meninas Equilibristas (de Alexandre Carvalho), que trata do protagonismo de crianças e adolescentes dentro de uma comunidade.

 

CCA Formando Cidadãos

No Serviço Formando Cidadãos, as crianças e adolescentes são divididos em três grupos em cada período: azul, que são as crianças de seis a oito anos; grupo verde, que são as crianças de nove a 11 anos; e grupo vermelho, dos adolescentes de 12 anos ou mais. O grupo azul da manhã escolheu o tema “não julgar as pessoas pela aparência” para ser trabalhado, para transmitir essa mensagem, as crianças reencenaram um episódio da série Chaves. Os grupos verde e vermelho da manhã se juntaram e trabalharam o tema “preconceito racial”. Foram feitas conversas, debates, pesquisas, ida ao Museu Afro Brasil: tudo culminando em uma peça de teatro para expor a problemática existente há séculos e que, ainda hoje, continua existindo. O grupo azul da tarde fez uma campanha do abraço, com a construção de um boneco com caixas, folhas, galhos e outros materiais recicláveis, que foi batizado de Amorim. A ação foi feita nas imediações do CCA, em uma praça e na comunidade onde muitos atendidos moram. A ação aconteceu em conjunto com o Grupo Verde, que fez uma campanha contra o bullying e pela paz com intervenções musicais. As crianças acompanharam os colegas do grupo azul na ação pelo território, cantando e ajudando divulgar a ação.