PAULUS Social consolida em 2025 sua dedicação à Luta Antirracista

07/03/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Todas as segundas-feiras do mês de fevereiro de 2025 foram dedicadas ao processo formativo “Luta Antirracista”. A Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM), localizada na Vila Mariana acolheu o público composto por trabalhadores da política de assistência social, atuantes na proteção social básica e na proteção social especial – média e alta complexidade, que acumularam 32 horas de formação e qualificação, mais que profissional, humana.

Partindo da premissa de que racismo não é um tema transversal, mas sim uma questão basilar em nossa sociedade, os participantes foram identificando e construindo ao longo do mês conhecimento que lhes permitiu reconhecer em si próprios e nas relações cotidianas a reprodução de atitudes racistas, outrora despercebidas, ou ainda, situações em que foram submetidos a atitudes racistas e sequer tomaram conhecimento, classificando como incômodas suas reações aos episódios criminosos. Esse processo formativo teve como peculiaridade o espaçamento de 7 dias, intercalando a carga horária de 8 horas, o que possibilitou que os participantes maturassem o conteúdo, comparecendo na semana seguinte com contribuições e questionamentos pertinentes ao assunto, enriquecendo o debate.

Mediado catedraticamente pela doutoranda Kajali Lima Vitorio, a formação elucidou que um dos pressupostos para o debate das relações étnico-raciais é o reconhecimento de que a sociedade brasileira é racista, ou seja, o racismo estrutura as relações sociais. O que significa que o racismo está presente em todos os âmbitos da sociabilidade e impacta todos os indivíduos, grupos e instituições. Kajali, que é assistente social de formação, pesquisadora e facilitadora com ênfase em: trabalho profissional, instrumentalidade e relações étnicos-raciais, e sob a égide do serviço social contextualizou sobre as relações estabelecidas no cotidiano dos serviços da política de assistência social, entre as/os trabalhadoras/es e a população atendida, proporcionando espaço para refletir as implicações do racismo institucional nos processos de trabalho, e possibilidades antirracistas.

Como característica das atividades desenvolvidas pelo Programa de Assessoramento da PAULUS Social, esteve representando a instituição a analista de projetos sociais Érica Souto, que acompanhou todo o processo de preparação, prestando suporte tanto à formadora, quanto aos participantes, certificando que todo processo estivesse alinhado com as diretrizes da PAULUS e da política de assistência social.

O Programa InovaSUAS é estruturado na capacitação e formação de trabalhadores, lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços que visam desenvolver seu conhecimento nas mais diversas temáticas do SUAS, com formações gratuitas presentes em todo o território nacional.