Acolhimento Institucional é tema de formação em Juiz de Fora – MG

07/06/2024

Por Comunicação PAULUS Social

A PAULUS Social, por meio do Programa InovaSUAS e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nos dias 21 e 22 de maio de 2024, em Juiz de Fora (MG), a formação para técnicos, gestores e educadores de Serviços de Acolhimento Institucional do município. A formação ocorreu na Livraria da PAULUS em Juiz de Fora, localizada na região central da cidade, e teve como principal objetivo o diálogo sobre os desafios, complexidades e perspectivas do Acolhimento Institucional nos tempos atuais. 

A formação iniciou com a discussão sobre o conceito de Acolhimento Institucional, seu propósito e público atendido. Em seguida, foram apresentadas diversas modalidades de acolhimento, como SAICA, Casa Lar e Família Acolhedora, momento em que os participantes puderam compartilhar suas experiências e debater em grupo.

Realizada em duas turmas, a formação ocorreu em dois dias, com carga horária de 8 horas para cada turma, contando com a presença de um total de 49 participantes. Foi um debate potente que serviu como espaço estratégico e intencional para a troca de experiências, impressões e percepções.

O formador, Agnaldo Aparecido Geremias, é Doutorando em Educação pela Universidade Mackenzie, no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura; Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Filosofia e Formação Humana, além de especialista em Gestão de Políticas Públicas Integradas para Infância e Adolescência e graduado em Pedagogia. Ele possui formação artística em Ballet Clássico, Jazz e Sapateado Americano, além de vasta experiência na área social.

Essa iniciativa reafirma o compromisso da PAULUS Social com a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, visando construir uma sociedade mais justa, acolhedora e igualitária para as gerações futuras.

O Programa InovaSUAS é estruturado na capacitação e formação de lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial, assim como de profissionais ligados à rede de serviços que buscam ampliar seu conhecimento em diversas temáticas do SUAS, oferecendo formações gratuitas em todo o território nacional