Reuniões de rede acontecem no Centro PAULUS de Convivência – Vila Mariana

28/05/2024

Por Comunicação PAULUS Social

Um dos pontos cruciais do trabalho de qualquer equipamento é ter o apoio de outros equipamentos e pessoas. No território da Vila Mariana isso não é diferente e, por isso, são realizadas reuniões de rede periodicamente. Esses encontros servem para reunirmos diferentes pessoas e de diferentes serviços para trocarem experiências, ideias, darem apoio uns aos outros e para que todos se conheçam melhor.

No território existem serviços da Assistência Social, da proteção social básica e especial, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria da Assistência Social (SAS) serviços da saúde, como Unidade Básica de Saúde (UBS), Conselho Tutelar, Fórum Amigo da Pessoa Idosa, entre outros.

Os encontros são muito importantes para que haja trocas de informações e, posteriormente, articulações entre os diferentes serviços e equipamentos, pensando na garantia de diretos de todas as pessoas. E, por isso, as reuniões também contam com moradores do território, para que possam comentar e tirar dúvidas sobre as ações que acontecem no local.

A PAULUS, grande referência quando se fala de Assistência Social no Brasil, recebeu algumas reuniões nos últimos meses em seu espaço do Centro PAULUS de Convivência – Vila Mariana, oferecendo sala, equipamento e infraestrutura para as trocas, além de ter a participação com a coordenação da PAULUS Social presente nos encontros.

Dentre as propostas que saíram dos encontros, está a construção de um mapa com todos os serviços da rede setorial e intersetorial do território da Vila Mariana, contando com Assistência Social, Saúde, Educação e outros, para fortalecer ainda mais o trabalho feito e para que todos possam conhecer e contar, cada vez mais, com o apoio de tantos trabalhadores e trabalhadoras que se dedicam constantemente a tornar a nossa sociedade mais justa, inclusiva e garantindo o direito a todas as pessoas.