Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos acontece na FAPCOM

11/05/2023

“Depois de muitas conversas, planejamentos e articulações, um dos grandes desejos foi realizado: a aproximação do Centro PAULUS de Convivência, unidade da Vila Mariana, com a FAPCOM, a Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação. Mais que uma aproximação, a unidade hoje funciona dentro da faculdade, onde é realizado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O serviço, que já é realizado há mais de uma década, agora é focado em adolescentes e jovens, a partir dos 15 anos, como uma preparação para o mundo do trabalho.

Todas as rotinas são planejadas pela equipe da unidade, que escreve as atividades a serem desenvolvidas, com metodologia e objetivos bem definidos, organiza espaços e materiais e faz as articulações necessárias com diversas pessoas para oferecer o melhor atendimento possível ao público. Dentro das especificidades e objetivos da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, todos trabalham para garantir a proteção social básica aos adolescentes e jovens, de modo que estes estejam melhores preparados para enfrentar as vulnerabilidades sociais. Nos atendimentos, o público atendido é sempre convidado a participar de atividades que os levam para mais autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e competências, como a comunicação, trabalho em grupo, reflexões, além de iniciarem a busca por vagas de trabalho, conhecimento do território, escrita de currículo e, aproveitando a infraestrutura da faculdade, eles participam de atividades de fotografia, filmagem, criação e edição de conteúdos.

Estando dentro da FAPCOM, os adolescentes e jovens passam por uma experiência diferente, em um ambiente que tem mais “a cara” deles, com salas, laboratórios, estúdios, auditório e equipamentos modernos, com profissionais de diferentes áreas, onde fortalecem ainda mais a convivência com muitas pessoas que possuem as mais variadas experiências de vida, conhecimentos, jeitos, e onde podem aprender mais sobre si próprios. No dia 03 de abril foi iniciado o atendimento com um grupo, que será ampliado, e já há a inscrição de muitos outros adolescentes e jovens para um novo grupo de atendimento para o mês de maio. As perspectivas para o crescimento do atendimento que, cada vez mais, se torna uma referência em São Paulo.”