Centro PAULUS de Convivência realiza atividade com o tema – Convivência In Natura

11/05/2023

Por Comunicação PAULUS Social

Discutir o tema meio ambiente se faz necessário e urgente cada vez mais à medida que a humanidade descuida e não toma consciência do uso racional dos recursos naturais. Mas como as crianças e adolescentes, em seus respectivos ciclos de vida iniciais, conseguem expressar esse tipo de assunto?

“Durante um percurso de atividades alinhando as temáticas do Meio Ambiente e da Convivência, nasceu o “Convivência In Natura”, onde foi possível abordar esse tema de uma maneira saudável e criativa dentro e fora dos atendimentos.

O tema foi trabalhado pelo educador social Roger, de forma a aproximar a ideia de pertencimento do ser humano ao meio ambiente, desenvolvendo nos atendidos a reflexão contínua de que cuidar da natureza e dos recursos do meio ambiente é também cuidar de si, do outro e de qualquer forma de vida.

As crianças e adolescentes realizaram as atividades em duas etapas: A primeira consistiu em pesquisar e explorar o território onde moram, quais locais e praças existentes abrigam formas diferentes de plantas, árvores, insetos e como as pessoas realizam a manutenção e os cuidados com esses espaços. Quando foram realizar a primeira visita na praça, depararam-se com praças sujas e poluídas pelos próprios frequentadores e quando o Roger perguntou sobre o que perceberam no momento, as crianças responderam na mesma velocidade que se espantaram: “Podemos fazer um mutirão e limpar tudo aqui!” e assim, iniciou-se uma forma de conscientizar e perceber o quão importante é a convivência natural, que cuida e provoca as crianças e adolescentes a acreditarem no que é um fato: Não somos seres separados e nem diferentes da natureza. Somos parte dela.

A segunda etapa do percurso foi de coletar diferentes folhagens de plantas, flores e pesquisar sobre o tema através da tecnologia (site de pesquisa, podcast, vídeo, filme, etc), livros, lupa, anotações e rodas de conversa, esta última sendo parte fundamental dos processos. Depois de realizada a coleta, as crianças e adolescentes puderam criar, gravuras e pinturas com técnicas mistas de artes visuais, com as folhas secas e materiais orgânicos coletados das praças no território, que compuseram um dos murais artísticos do Centro de Convivência.”