Imersão sobre Serviço de Família Acolhedora ocorre em Campinas

04/11/2022

Por Comunicação PAULUS Social

A PAULUS Social realizou em Campinas/SP a formação do Programa InovaSUAS “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora”. Estruturado como uma imersão, o processo formativo de 40h ocorreu durante uma semana no auditório da PAULUS  livraria de Campinas.

Direcionada à profissionais, estudantes e pessoas interessadas no tema, a formação atende às normativas nacionais e internacionais que apontam, por meio de documentos e pesquisas, os benefícios do cuidado de crianças e adolescentes afastados temporariamente de sua família por proteção, em famílias da comunidade, preparadas e avaliadas por um Serviço de Família Acolhedora. Buscou-se disseminar a cultura de acolhimento em família acolhedora e viabilizar a implantação/implementação de um Serviço qualificado, abordando, entre outros, a discussão ampliada dos benefícios para crianças e adolescentes, os desafios, as especificidades e a metodologia do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

O tema já é trabalhado há quase dez anos pelo programa de Assessoramento PAULUS, sempre ministrado por Jane Valente (Assistente Social e Doutora em Serviço Social pela PUC-SP). Sua tese de Doutorado, “Família Acolhedora: as relações de cuidado e de proteção no serviço de acolhimento” foi publicada pela Editora PAULUS (2014), com distribuição gratuita, no total de 40.000 livros distribuídos. Seu conteúdo mostra estudos nas áreas da demografia, da antropologia e das demais ciências humanas e sociais na existência de uma cultura muito antiga de ajuda mútua entre famílias brasileiras. Essa ajuda mútua, por vezes, se expressa pelo cuidado familiar de crianças e adolescentes como “filhos de criação”, assumidos por outra família ou por alguém pertencente à família extensa. Esses cuidados são também estudados como um fenômeno de circulação de crianças, que se realiza naturalmente, sem que haja uma afiliação, e, na grande maioria das vezes, sem chegar à regularização de guarda, de tutela ou de adoção. Essas ações têm sido reconhecidas, nos dias de hoje, também como Acolhimento Familiar Informal.