Pará recebe o Programa Direito e Cidadania

29/09/2022

Por Comunicação PAULUS Social

Na semana de 20 a 23 de setembro a PAULUS Social realizou formações para Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Pará, atividades componentes do Programa Direito e Cidadania. Foram 32 horas de atividades, considerando a totalidade dos encontros.

Tendo como municípios de referência Belém e Ananindeua, os percursos formativos mobilizaram oito municípios do Estado. Em parceria com a Fundação Papa João XXIII – FUNPAPA e Associação Filantrópica Icuí Solidário – AFIS, respectivamente, cerca de 12 serviços foram mobilizados.

Em Belém, a formação foi conduzida por Fernanda Garcia, assistente social, pesquisadora do grupo de pesquisa “Filosofia, Arte e Política” (FIAPO), tem mestrado em Serviço Social pelo PPGSS da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e graduação em Serviço Social pela mesma instituição de ensino. Em Ananindeua, por Samara Xavier, Professora de história do SESI-SBC, professora da graduação e pós-graduação da FAPSS-SP, professora da pós-graduação Gestão e Serviços do SUAS da FAPCOM e formadora da PAULUS Social. 

As atividades contaram com o apoio estratégico da Livraria PAULUS de Belém, refletindo o compromisso institucional na execução do Programa de Assessoramento encabeçado pela PAULUS Social.

O Programa Direito e Cidadania é estruturado para qualificar a atuação dos trabalhadores de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborado para esta finalidade. Composto por cinco títulos, sendo dois deles utilizados no percurso formativo, o kit funciona como disparador temático para as atividades componentes do percurso. Em 2022, os livros utilizados na formação são: O Espelho da Vida de João Pedro Roriz e Família de Verdade Verdadeira, de Andrea Taubman.